Indicados ao Oscar 2011 e minhas apostas

Bom, ainda faltam 11 dias para a grande premiação do cinema americano de 2011, mas eu já quero aqui deixar registrado alguns doe meus palpites. Ainda não assisti a todos os filmes, e pretendo terminar antes do grande dia, mas como todos sabem que sou ansioso demais, já faço aqui as minhas apostas (ou pelo menos, desejos). Vamos lá.

Os indicados a melhor filme são:
    * Cisne Negro
    * O Vencedor
    * A Origem
    * A Rede Social
    * Toy Story 3
    * Inverno da Alma
    * Minhas Mães e meu Pai
    * 127 Horas

Desses, não assisti aos três últimos, mas todos os outros estão aqui mesmo no meu blog (clique nos nomes e veja detalhes sobre cada um). Dentre os que assisti, adoraria ver “Toy Story 3” como grande campeão, pois achei um filme ótimo. Mas sei que uma animação dificilmente leva a estatueta. A simples indicação ao prêmio já é um grande reconhecimento. Então fico entre Cisne Negro e Bravura Indômita. Duas histórias com personagens femininas fortes, intensas e que mexem com a gente. A Origem também foi um ótimo filme, mas como já passou pelas telas há tempo, acho difícil ser lembrada pelo pessoal da academia.

Melhor diretor:
    * Darren Aronovsky - Cisne Negro
    * David Fincher - A Rede Social
    * Tom Hooper - O Discurso do Rei
    * David O. Russell - O Vencedor
    * Joel e Ethan Coen - Bravura Indômita

Para que justiça seja feita, adoraria ver os irmão Coen levar essa estatueta e deixar Cisne Negro como melhor filme. Vamos torcer.

Melhor ator:
    * Jesse Eisenberg - A Rede Social
    * Colin Firth - O Discurso do Rei
    * James Franco - 127 Horas
    * Jeff Bridges - Bravura Indômita
    * Javier Bardem - Biutiful

Como ainda não vi 127 horas, não posso falar de James Franco. Não gosto do Javier Bardem, então mesmo que eu visse Biutiful, não tenderia a votar nele. Acho que Jeff Bridges merece a estatueta por seu papel, mas como já li e ouvi, ele foi premiado ano passado e o ator que fez esse mesmo papel no filme original também levou a estatueta, acho difícil ele levar. Também, por questões políticas, Colin Firth (como o seu Rei George VI) deve acabar levando o Oscar. Não que ele não mereça, pois fez o gago e “medroso” com muita veracidade, mas acho que Jeff Bridges mereça mais. James Franco já estará no palco da cerimônia como um dos apresentadores, então não sei se leva o prêmio.

Melhor atriz:
    * Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade
    * Jennifer Lawrence - Inverno da Alma
    * Natalie Portman - Cisne Negro
    * Michelle Williams - Blue Valentine
    * Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai

Desses, só vi Cisne Negro, então só posso torcer pela Natalie Portman. E como ela levou todos os prêmios (Golden Globe, Academia de Holywood) acho que leva esse fácil também.

Melhor ator coadjuvante:
    * Christian Bale - O Vencedor
    * Jeremy Renner - Atração Perigosa
    * Geoffrey Rush - O Discurso do Rei
    * John Hawkes - Inverno da Alma
    * Mark Ruffalo - Minhas Mães e meu Pai

Também só vi dois filmes (O Vencedor e O Discuro do Rei). Entre esses, Christian Bale merece. O seu viviado em crack é ótimo. E, se analisarmos os trejeitos dele, ele incorporou o personagem (o filme é baseado em personagens reais e ele está idêntico ao real).


Melhor atriz coadjuvante
    * Amy Adams - O Vencedor
    * Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
    * Jacki Weaver - Animal Kingdom
    * Melissa Leo - O Vencedor
    * Hailee Steinfeld - Bravura Indômita

Difícil, muito difícil. A jovem Haille Steinfeld me conquistou, mas também adoro Amy Adams. Qualquer uma que leve me deixará feliz, mas acho difícil a menina levar, embora ela já tenha em seu currículo vários prêmios. Também adorei Melissa Leo como a mãe de Mark Walhberg em O Lutador, mas é uma atriz pouco conhecida, não deve ser premiada não.

Melhor roteiro original
    * Minhas Mães e meu Pai
    * A Origem
    * O Discurso do Rei
    * O Vencedor
    * Another Year

Aqui, acho que A Origem merece o prêmio, mas mais uma vez, acho que a academia vai ser política e conceder o troféu para O Discurso do Rei.

Melhor roteiro adaptado
    * A Rede Social
    * 127 Horas
    * Toy Story 3
    * Bravura Indômita
    * Inverno da Alma

Acho que A Rede Social tem grandes chances de abocanhar o Oscar de roteiro adaptado, mas não ficaria surpreso se o prêmio for para Bravura Indômita. Não sei ainda sobre 127 horas e Inverno da Alma, pois não vi os filmes (ainda). Surpreso eu ficaria se o adorável Toy Story 3 levasse.

Bom, é isso! Se eu assistir a outros filmes, atualizarei aqui minhas opiniões... Aonde apostaria suas fichas?

Comentários