Sing Street: Música e Sonho - 2016 (filme)

Impossível não lembrar de “The Commitments – Loucos pela fama”, embora o diretor tenha afirmado que nada tem a ver com o filme de 1991. Mas ambos são rodados na Irlanda e se referem aos anos 80 e têm como enredo central a formação de uma banda. Há também uma sutil referência à rabbit (coelho) que era o sobrenome da personagem central do filme antigo. Sem falar que Maria Doyle Kennedy, uma das cantoras do primeiro filme faz nessa a mãe do protagonista. Mas, ainda segundo o diretor, apenas uma coincidência. Enfim, independente disso, amei o filme com um elenco de desconhecidos. As músicas da banda são ótimas e as demais que compõem a trilha sonora também. Tem a-ha, The Clash, Duran Duran, Motorhead, The Cure, Genesis... enfim, muita coisa boa que já vale a sessão.

Mas e qual o enredo? Nos anos 80, o jovem Conor (Ferdia Walsh-Peelo) é forçado a mudar de escola pois seus pais, Penny (Maria Doyle Kennedy) e Robert (Aidan Gillen) não têm como pagar pela escola antiga. Ele então precisa fazer novos amigos e, ao mesmo tempo, se apaixona por Raphina (Lucy Boynton) que mora em frente à escola. Para impressioná-la ele diz que possui uma banda. Ela então pede para ouvir uma música deles. Como era mentira, com a ajuda de Darren (Ben Carolan) ele parte atrás de Eamon (Mark McKenna) e outros meninos para formar a banda. Seu irmão mais velho, Brendan (Jack Reynor) o ajuda com as influências musicais para a banda e também em como conquistar Raphina, além de dar apoio quando os pais estão em crise e brigando por um casamento falido. Por sugestão de Brendan, Conor e Eamon decidem compor as canções para a banda em vez de fazer cover de sucessos. E, olha, amei cada uma das músicas, pois todas têm sua história bem explicada. Sensacional.

Misturando as cenas do cotidiano com clipes das bandas que são referencia ao filme, os videos feitos pelos meninos com suas composições e muita fantasia, o filme é uma viagem deliciosa. Daqueles que dá até vontade de rever. Os igurinos e maquiagem exagerados dos anos 80 tão um tom nostálgico que tocam quem viveu essa década como eu.
 
O filme nunca foi lançado no Brasil nos cinemas, embora tenha sido indicado ao Globo de Ouro desse ano de filmes de comédia ou musical. E você encontra no Netflix e também no site yts.ag (para download). Recomendo. 

Comentários