O Discurso do Rei (filme)

Acabei de assistir mais um dos candidatos ao Oscar de melhor filme, com 12 indicações no total, incuindo melhor ator (Colin Firth, como George), atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter como sua esposa Elizabeth) e ator coadjuvante (Geoffrey Rush, como Lionel, médico que cuida da gagueira do Rei).

O filme narra o período desde o fim do reinado de George V, quando o futuro rei era ainda apena so segundo na linha de sucessão e sofria de gagueira, não conseguindo fazer um único discurso ou ler um texto em público. Depois de muitas tentativas de terapias, sua esposa, Elizabeth, encontra Lionel e com ele George começa um tratamento que funciona. 
Seu pai morre, o irmão assume o trono e pouco tempo depois abdica, cabendo a George o título de Rei da Inglaterra, o Rei Geroge VI.
Confesso que achei o filme bom, mas nem tanto assim para ser indicado ao Oscar. Talvez por contar a história do último rei britânica (depois dele, sua filha e neta foram coroadas rainhas, uma delas ainda no cargo) ele tenha influenciado tanto a "academia". Um bom filme sim, contando parte de nossa história recebte (início do século XX, o período das guerras mundiais), mas nada de especial. 

O trabalho de Colin Firth foi realmente dificil, pois interpretar um gago não é nada fácil, mas o personagem Lionel é muito mais cativante. Pena que Geoffrey tenha pela frente Christian Bale (de "O Vencedor") na disputa. Acho dificil ele levar. 

A reconstituição da época é muito bem feita e detalhada, por isso tantas indicações técnicas para o filme, Aí sim, ele pode levar suas estatuetas.

 

Comentários