Bravura Indômita (filme)

Ontem fui assistir a mais um dos filmes indicados ao Oscar desse ano. E fui sem nem saber direito o significado do título (um amigo me disse que “indômta” significa “pra caralho”). E adorei o filme. Sabia pouco da história, mas como sou aficionado por Oscar, lá fui eu!

O filme conta uma história que se passa no “velho oeste” americano, quando uma menina de 14 anos, Mattie Ross (Haille Steinfeld), que acaba de ter seu pai assassinado, com muita perseverança busca por justiça. Ela quer que o assassino seja preso e enforcado em praça pública. Mas o xerife não se mostra muito disposto a seguir na caçada. Ela então escolhe um dos melhores caçadores de recompensas, Rooster Cogburn (Jeff Bridges) e o contrata para a perseguição, mas com a condição de que ela possa acompanhá-lo na jornada. Nesse ínterim, outro pistoleiro, LaBouef (Matt Damon) aparece também com o objetivo de buscar o mesmo homem, pois ele havia assassinado um senador do Texas e está interessado na recompensa oferecida. Os três então partem nessa perseguição, ora como aliados, ora como competidores.

O filme tem muita ação de faroeste, com tiroteios, mortes, cavalos em disparada e tudo o mais. Até aí, nada de especial. Mas a interpretação de Bridges e da menina Steinfeld são magníficas. Matt Damon está um pouco perdido no meio dos dois, mas também ficou muito bem com a caracterização, sotaque e tudo o mais. O filme já valeria só por essa química entre eles e pela trilha sonora e edição de som (nas cenas, o som é fundamental para dar a percepção de distância, movimentos, muito bem feito). E ainda tem as locações (belíssimas) e um grande final.

Fiquei surpreso e admirado com a última seqüência do filme e o final nada convencional. Adoro finais surpreendentes e esse me conquistou mesmo. O filme concorre a melhor filme, roteiro adaptado (essa mesma história foi filmada nos anos 70, se não me engano), direção, ator (Jeff Bridges), atriz coadjuvante (a jovem Haille Steinfeld), figurino (excelente por sinal) e outras tantas estatuetas (são 10 no total).

Vale MUITO a pena conferir. Eu que nunca fui fã do estilo faroeste, saí do cinema maravilhado. E com a certeza de que entendo o significado de indômita! FODA!

Comentários