Oscar 2018 - Minhas apostas e favoritos

Ando meio afastado daqui do blog por falta de tempo mesmo. Mas acabei de assistir o último filme que faltava entre os indicados para o mais esperado prêmio do cinema desse ano. Então, rapidamente, a lista de meus favoritos em cada categoria e quem eu acho que leva o prêmio.

MELHOR FILME
Os concorrentes são “A Forma da Água”, “O Destino de uma nação”, “Dunkirk”, “Trama Fantasma”, “Três anúncios para um crime”, “Corra!”, “The Post”, “Me chame pelo seu nome” e “Lady Bird”. Confesso que não entendi a indicação para “Trama Fantasma”, Lady Bird”, “Dunkirk” e “Corra!”. Dunkirk talvez por ser o representante de filmes de guerra, que todo ano estão na lista. Mas Lady Bird achei um fiasco do início ao fim. Meu favorito é “Três anúncios...” e acho que tem grandes chances mesmo de levar, ainda mais agora que a academia costuma premiar filme e diretor de obras distintas. Além desse, também adorei “The Post” mas como o filme só foi indicado em duas categorias, acho que não leva. “Me chame pelo seu nome” é lindo, leve, delicado, mas acho que só o fato de ser indicado e também os atores centrais estarem concorrendo, já é o suficiente. Não gostei de “A forma da água”, e embora seja forte candidato, acho que não leva essa estatueta, pois o seu diretor deve levar para casa na categoria dele.

MELHOR DIRETOR
Concorrem Guillermo Del Toro (A forma da água), Jordan Peele (Corra!), Greta Gerwig (Lady Bird), Christopher Nolan (Dunkirk) e Paul Thomas Anderson (Trama Fantasma). Pra mim, esta categoria é barbada para Guillermo Del Toro. Como eu já disse, não gostei do filme, mas ele é muito bem dirigido.

MELHOR ATOR
Concorrem Daniel Day-Lewis (Trama Fantasma), Timothée CHamalet (Me chame pelo seu nome), Daniel Kaluuya (Corra!), Denzel Washington (Roman J. Israel, Esq) e Gary Oldman (O destino de uma nação). Se Gary Oldman não levar o prêmio, então eu não entendo nada de cinema (bom, eu não entendo mesmo, apenas dou palpites). Mas, além dele, adorei o jovem Timothée Chamelet, mas como ainda é jovem, acho que não leva não. Fora isso não vejo nenhum destaque. Não me surpreenderia se premiassem Daniel Kaluuya (gostei muito de sua atuação e a academia está bem sensível com a questão de mulheres e negros). Não vi o filme de Denzel Washington, então como diria Glória Pires, não sei opinar.

MELHOR ATRIZ
Nessa categoria temos Sally Hawkings (A forma da água), Meryl Streep (The Post), Frances McDormand (Três anúncios...), Margot Robbie (Eu, Tonya) e Saoirse Ronan (Lady Bird). Essa é sempre a categoria mais difícil pra mim. Todas brilharam em seus papéis. A muda solteirona tímida excluída da sociedade, a dona-de-casa socialite que vira empresária e precisa se virar, a mãe que não se perdoa pela morte da filha mas busca justiça com uma expressão constante de quem perdeu o prazer de viver, a atriz que teve que aprender a patinar, emagreceu e engordou para encarar uma personagem real e a adolescente chata, confusa e sem sal. Cada uma conseguiu dar vida a um personagem bem diferente do outro. Meryl Streep por mim deveria ser hors concours, ela não precisa mais de Oscars na estante acima da TV dela. Mas Frances McDormand foi para mim a melhor de todas. E minha torcida é dela.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Concorrem Sam Rockwell e Woody Harrelson (ambos por “Tres anúncios...), Christopher Plummer (Todo o dinheiro do mundo), Willem Dafoe (Projet Florida) e Richard Jenkins (A forma da água). Não vi “Todo o dinheiro do mundo” para avaliar a performance de Christopher Plummer, mas confesso que nada e nem ninguém me chamou mais atenção que Sam Rockwell. Seu personagem era tão idiota, preconceituoso e doente, mas ao mesmo tempo humano e sofredor que merece. Muitas nuances num personagem só. Mas acho que a academia deve dar para Plummer (e eu vou ter que ver o filme depois).

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
As concorrentes são Lesley Manville (Trama Fantasma), Allison Janney (Eu, Tonya), Laurie Metcalf (Lady Bird), Mary J. Blige (Mudbound) e Octavia Spencer (A forma da água). Adorei Octavia Spencer, mas a personagem dela é mais do mesmo. Todos os personagens dela parecem ser a mesma pessoa. Aí já perdeu créditos comigo. Mary J. Blige pode até ter ido muito bem, mas o filme era tão ruim que eu dormi, acordei, dormi e acordei tantas vezes que nem posso comentar sua atuação. Allison faz a mãe da protagonista. Seu jeito duro de ser realmente estava ótimo, mas não sei se leva. Lesley Manvile que faz a irmã do protagonista estava ótima, mas também não sei. Juro que não tenho nenhuma favorita nessa categoria mas acho que quem leva é Mary J. Blige mesmo.


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Entre “Mudbound”, “Artista do Desastre”, “A Grande Jogada”, “Me Chame pelo seu nome” e “Logan”, meu favorito é “Me chame...” mas fico feliz também se “Artista do Desastre” levar. Não vi “A Grande Jogada”, então não posso opinar.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Eu Amei “Doentes de Amor” e torço por ele, mas sei que as chances são quase nulas. É tipo torcer pro América Football Club. Então, meu favorito passa a ser “Três anúncios..”. Se “A forma da água” levar esse prêmio, alguém vai ter que me explicar o que é roteiro original, pois o roteiro é claramente uma adaptação de “A Bela e a Fera”. Além desses, concorrem ainda “Corra!” e “Lady Bird”. Confesso que gostei de “Corra!”, mas se “Doentes de Amor” é o América, esse é o Bangu.

OUTROS PREMIOS
Minha torcida segue com “Viva - A vida é uma festa” tanto para melhor animação quanto para melhor canção original. Torço para “Baby Driver” (acho que em português o título é “Em ritmo de fuga”) para mixagem de som e montagem e para “A Bela e Fera” em direção de arte. Ah, melhor figurino com certeza para “Trama Fantasma” e maquiagem para “O Destino de uma nação”.

Bom, é isso! Escrevi antes da premiação e a tempo de saber o que você concorda ou discorda comigo. Fala aí!

Até mais!

Comentários