Me chame pelo seu nome - 2017 (filme)

Com estreia prevista para o próximo dia 18 aqui no Brasil e com três indicações ao Globo de Ouro – filme, ator e ator coadjuvante, todos na categoria drama – “Call me by your name” é uma das apostas para o Oscar desse ano, cuja lista de indicações sai no final do mês. Drama que se passa no norte da Italia no inicio dos anos 90, retrata a vida de uma família, cujo filho mais novo, com seus 17 anos está descobrindo sua sexualidade.

O jovem Elio (Timothée Chalamet) passa os dias de verão lendo e as vezes sai com alguns amigos. Sua rotina muda quando chega Oliver (Armie Hammer), um assistent de seu pai (Michael Stuhlbarg) para passar o verão com eles. O rapaz precisa ceder seu quarto para o visitante e algo o incomoda naquela presença. Numa festa com amigos, Oliver fica com uma amiga dele, Chiara (Victoire du Bois) e Elio fica incomodado e se envolve então com Marzia (Esther Garrel) uma de suas amigas. Nos almoços e tardes em família, Annella (Amira Casar) percebe que o jovem não se sente confortável com a presença de Oliver. Eles trocam algumas farpas, mas na verdade, ele descobre que está apaixonado pelo rapaz e os dois se entregam a essa paixão de verão.

O filme tem locações lindas, um bom elenco e um enredo de sessão da tarde, não fosse pelo fato do casal de protagonistas ser composto por dois homens. Mas o desfecho é bem interessante, embora Michael Stuhlbarg tenha perdido uma excelente cena para brilhar e poderia ter lhe dado uma indicação ao Golden Globes. Interessante que os dois protagonistas e indicados ao Globo de Ouro são rostos novos no cinema. Timothée Chalamet também está em outro filme dessa safra dos Golden Globes: Lady Bird. Já vi também e depois falo do filme aqui. Já Armie Hammer tem no currículo pequenas participações em filmes como Animais Noturnos e O nascimento de uma nação.

Uma curiosidade interessante é que o filme alterna diálogos em inglês, italiano e francês, muitas vezes numa mesma cena. Até um pouco de hebraico e alemão aparecem nos diálogos multiculturais.

Minha avaliação no IMDB: 8/10

Comentários