O Castelo de vidro - 2017 (filme)

A jovem Jeannette (Brie Larson) está prestes a casar mas não sabe como anunciar para seu pai, Rex (Woody Harrelson) . Ele e sua mãe, Rose Mary (Naomi Watts) vivem nas ruas de New York, um contraponto alto ao estilo de vida que ela leva junto a seu noivo, David (Max Greenfield). Ela tivera uma infância complicada com seus irmãos Brian (Josh Caras), Lori (Sarah Snook) e Maureen (Brigette Lundy-Paine). Seus pais viviam mudando de cidade e as crianças não frequentavam a escola, além de conviverem com o pai constantemente bêbado e a mãe artista plástica que não conseguia vender uma obra sequer. Muitas vezes passavam fome e se envolviam em confusões por conta do pai.

Nesse ambiente hostil, o filme mostra as crianças em sua mais tenra infância e também na adolescência, com cenas entrecortadas com o tempo atual. Aos poucos vamos compreendendo as dificuldades e força que os irmãos tiveram de desenvolver. Nos momentos em que o pais estava sóbrio, eles faziam planos de construção de um castelo todo de vidro, com quartos para todos, vista do céu e muito mais. Esse sonho alentava as crianças, em especial Jeannette que era bem apegada ao pai. Mas como dizer que era um lar com amor se quando o pai bebia tudo virava um inferno? E como conviver com esses pais?

Os adolescentes são interpretados por Ella Anderson, Charlie Shotwell, Sadie Sink e Shree Crooks. E todos são ótimos. Aliás, a época da juventude é a mais dramática do filme (exceto pelas cenas finais, com eles já adultos).

O filme é bem denso e, impressionantemente, baseado em fatos reais. Durante os créditos finais podemos ver fotos e vídeos com os personagens reais.

Um ótimo drama que nos faz pensar o quanto todas as famílias têm seus problemas e como cada um pode crescer mesmo num ambiente sem muita harmonia.

Vale a pena conferir!

Comentários