Polícia Federal: A Lei é para todos - 2017 (filme)

Estreia no feriado de 7 de Setembro esse excelente filme que mostra os bastidores da Operação Lava Jato, cobrindo o período de 2013 a março de 2016. O filme vai muito além do que os noticiários informavam, mostrando como surgiu a Operação e como ela foi ganhando corpo e vulto ao longo do tempo. O que era para ser uma operação de lavagem de dinheiro de um posto de gasolina, envolvendo alguns doleiros e se tornou a maior operação já vista no país, chegando a grande números de políticos de todos os níveis.

O filme retrata o dia a dia da equipe da Policia Federal conduzida por Ivan (Antonio Calloni), com os delegados Julio Cesar (Bruce Gomlevsky), Bia (Flávia Alessandra) e Vinicius (João Baldasserini). O entrosamento do time e a vontade de seguir adiante, sempre motivados pelas provas obtidas é muito interessante. Além disso, o filme mostra como funciona a inteligência da PF, a rotina de investigações e até mesmo dos flagrantes nas madrugadas para prender os suspeitos antes de saírem de casa. Mesmo tendo o Juiz Sergio Moro (Marcelo Serrado) no filme, ele não é o protagonista. O elenco ainda traz Ary Fontoura (excelente como Lula), Roberto Berindelli como o doleiro Youssef.

O filme é totalmente apartidário. Os investigadores usam o tempo todo a expressão de que há um jabuti na árvore e o trabalho deles não é pegar o jabuti, mas sim quem o colocou lá. E também, para encontrar quem está envolvido nos esquemas, deve-se seguir o dinheiro. Mas, em determinado ponto do filme, Ivan faz uma reflexão que me deixou com a pulga atrás da orelha: por que será que a PF conseguiu encontrar tantas provas ao longo do tempo, levando-os até o ex-presidente Lula? Será que não há algo maior por trás, que nem a PF tenha percebido? Será que eles também foram manipulados para encontrar apenas parte da verdade? O filme não traz respostas, apenas fatos, evidências e dúvidas. Já ouvi falar que é apenas o primeiro de uma trilogia. Enquanto houver Lava Jato, há insumos para continuações. Então, aguardemos!

Muito bem produzido por Tomislav Blazic e dirigido por Marcelo Antunez, nem de longe lembra o antigo estereotipo de filmes nacionais. O filme traz cenas de ação, perseguição, tudo com muito suspense e tensão (mesmo a gente já sabendo como tudo aconteceu, por se tratar de fatos reais).

Eu diria que o filme é imperdível. Nota? 10.

Comentários