Z: A Cidade Perdida - 2016 (filme)

Biografia do explorador e coronel Percival Fawcett, que no início do século XX conduziu algumas incursões pela floresta amazônica entre Brasil e Colômbia, o filme fantasia um pouco sobre suas aventuras mas mostra um pouco dos perigos que ele enfrentou nessas viagens. Filme longo, com diversos capítulos, um dedicado a sua primeira incursão na floresta, outro com a segunda, um terceiro falando de sua participação na I Guerra Mundial e o último com sua última viagem em busca da cidade perdida Z, como ele chamava.

Percy (Charlie Hunnam) era oficial do exército britânico e foi convidado em 1905 pela Royal Geographical Society para mapear a fronteira entre Brasil e Bolívia na região amazônica. Nessa viagem, encontrou objetos e relíquias que indicavam a existência de uma civilização na região. Ficou obcecado com isso e queria mostrar ao mundo que os então "selvagens" poderiam ter desenvolvido sociedades tão importantes ou até melhores que a dos europeus, chineses e japoneses. Depois dessa incursão, voltou mais uma vez à floresta, acompanhado novamente por seu amigo Henry Costin (Robert Pattinson) e dessa vez acompanhado do biólogo Murray (Angus Macfayden). Porém, mais uma vez precisaram voltar sem concluir sua busca. Sempre com o suporte de sua esposa Nina (Sienna Miller), ele ainda foi para o front da I Guerra Mundial, quando quase perdeu a vista num ataque com gas químico. Anos depois, atendendo a um pedido de seu filho mais velho, Jack (Tom Holland), eles voltaram à Amazônia. Dessa vez, em 1925, eles nunca mais foram vistos. Não se sabe se foram mortos por índios canibais, por animais selvagens ou morreram de fome. Mas a família preferiu acreditar que tenham encontrado a cidade perdida e dela não saíram mais.

Fui ler um pouco na internet sobre a real biografia dele e o que achei de mais interessante foi o fato de que Jack teve dois filhos com uma índia numa das tribos onde ele e o pai moraram por um tempo. Uma filha morreu ainda jovem e o outro, loiro e de olhos claros, se tornou um rapaz indígena. E que foi morto quando tinhas seus 20 e poucos anos numa briga numa festa. Mas quanto ao desaparecimento de Percy e Jack, não há dados concretos. Encontrou-se uma ossada que poderia ser de Percy. A mesma encontra-se guardada até hoje, porém a família não aceitou fazer exame de DNA para reconhecer o corpo.

Voltando ao filma, achei ele muito lento, cansativo, apesar de uma bela fotografia. Analisando a bilheteria e custos de produção, foram investidos 30 milhões de dólares e o retorno foi de apenas 8 milhoes (nos Estados Unidos). Não achei dados de bilheteria mundial, mas me parece que o filma não foi tão bem sucedido assim.
 
Ah, juro que não reconheci o Robert Pattinson no filme. Só quando vi seu nome nos créditos é que soube que o ex-vampiro crepuscular estava no filme. Gosto dele. Tem feito bons personagens. 

Minha nota para o filme? 6.

Comentários