O Círculo - 2017 (filme)

Sabe esse grande receio que muitas pessoas têm de usar redes sociais e compartilhar seus momentos e fotos, achando que somos vigiados o tempo todo e que não temos mais privacidade? Então, esse filme leva essa temática ao seu extremo. A multinacional The Circle, que dá nome ao filme, é a maior rede social do mundo e a cada semana lançam novos produtos e serviços para ajudar seus clientes a se expor cada vez mais e também a conseguir encontrar até mesmo quem não use a rede social. Uma comunidade cada vez maior e com objetivos cada vez mais eliminando o que ainda resta de privacidade entre as pessoas. Eles lançam mini câmeras que podem ser colocadas em qualquer superfície e transmitir online o que registram, também criam a ideia de uma ferramenta colaborativa que permite encontrar qualquer pessoa no mundo em menos de 20 minutos.

A jovem Mae (Emma Watson) finalmente consegue o emprego de seus sonhos na empresa The Circle, graças a indicação de sua amiga Annie (Karen Gillan). Ela então deixa a casa de seus pais, Bonnie (Glenne Headly) e Vinnie (Bill Paxton) para ir morar no campus da empresa. Deixa para trás também o amigo Mercer (Ellar Coltrane). Logo ela faz amizade com Ty (John Boyega), sem saber que ele é um dos responsáveis pelo datacenter da empresa, local de acesso restrito e que contém todas as informações da empresa e rede social.  Pega de surpresa pelo presidente da empresa, Bailey (Tom Hanks), ela aceita o convite de tornar sua vida pública, com transmissão através de uma câmera em sua roupa ligada 24h por dia. E começa então a ver as dores e alegrias de ter sua privacidade eliminada. Ao mesmo tempo maravilhada e incomodada, começa a sua jornada para ver que nm tudo são flores no mundo da tecnologia, quando se cruza a linha da legalidade e privacidade.

Até aí, o enredo vai muito bem, apesar das atuações pouco convincentes (exceto por Bill Paxton que está ótimo), mas no final do filme, parece que o autor se cansou e, quando poderia explorar algo realmente fascinante, o filme apenas acaba. Um desfecho decepcionante, que faz o filme inteiro parecer apenas um grande lixo comercial mesmo.

Minha nota no IMDB foi 5.

Comentários