The Institute - 2017 (filme)


Esse filme foi lançado apenas na internet e em pouquíssimas salas de cinema nos Estados Unidos. É dirigido por James Franco, que também atua num dos papéis centrais, como um dos psiquiatras do Instituto Rosenwood. Esse instituto realmente existiu e foi palco de algumas aberrações e investigações policiais, até ser fechado no início dos anos 2000. Mas o filme vai muito mais além dos fatos e traz uma história bem bizarra. E entenda-se bizarra aqui apenas como inacreditável mesmo, pois achei bem interessante.
 
A jovem Isabel (Allie Gallerani), após perder os pais e vivendo apenas com o irmão Roderick (Joe Pease) procura o psiquiatra Dr. Torrington (Eric Roberts) para melhorar um pouco sua apreensão. Ela é muito independente e questionadora, o que para a época, início do século XIX, é um tanto incomum. Para que ela compreenda melhor seu papel na sociedade e acalme seus conflitos, o médico recomenda a sua internação no Instituto Rosenwood, uma casa que atende a mulheres com todo tipo de transtorno psicológico. A jovem aceita e logo está no seu novo lar. O irmão não concorda inicialmente mas acaba cedendo, desde que possa visita-la regularmente. Já no instituto, ela é tratada pelo Dr. Lemelle (Tim Blake Nelson) e acompanhada pela enfermeira Oaks (Tamzin Brown). O que a jovem não sabe é que o médico começa a administrar pesadas drogas e procedimentos para controle da mente, mudança de personalidade e lavagem cerebral. Porém, antes de ficar totalmente sob o controle dos métodos nada ortodoxos do Dr. Cairn (James Franco), ela percebe que há algo estranho no Instituo. Porém é ameaçada e não consegue contar a seu irmão na última visita que ele a faz. Começa então a sua luta pela sobrevivência e vingança, não apena spelo que fazem a ela, mas a todas as outras jovens do Instituto. Uma luta dura, pois por trás da instituição há homens influentes que não deixam que vze nenhum dos segredos sobre os rituais e tratamentos adotados pelos médicos no local.

Um bom thriller (dei nota 8 no IMDB) que nos deixa aflitos em saber como a moça vai conseguir se livrar da dominação imposta e também até que ponto ela está sã e consciente sobre seus atos e quanto de seu cérebro já foi controlado pela poderosa máfia maligna que controla a instituição. Vale a pena conferir!

Comentários