A Cura - 2016 (filme)


A tradução do título original encurtado faz com que percamos um pouco da curiosidade sobre o filme. No original “A cure to Wellness” somos instigados a entender que tipo de cura é essa, pois ninguém busca a cura da saúde. Mas é exatamente isso que o filme mostra. Uma instituição em que os pacientes, em geral saudáveis, porém com vidas estressantes e fatigantes, buscam uma cura e ficam internados até que a consigam. O que não percebem é que ela nunca vem e ninguém recebe alta. O filme vai bem até chegar nos últimos 30 minutos, quando um segredo desvelado transforma a trama de interessante numa grande abobrinha e absurda, mas mesmo assim, ainda gostei do filme.

O jovem executivo Lockhart (Dane DeHaan) é convocado pelos sócios da empresa onde trabalha em NY a ir até um “Centro de Wellness” nos Alpes Suíços para buscar outro executivo, Pembroke (Harry Groener). Porém, ao chegar lá, ele enfrenta dificuldades para falar com ele pois acabara o horário de visitas. Resolve então voltar para a cidade mais próxima onde esperaria até o dia seguinte. No caminho, o carro onde está sofre um acidente. Quando ele acorda, está dentro do instituto, com uma perna engessada e começa a ser atendido pelo Dr.  Volmer (Jason Isaacs), dono do lugar.

Ele se torna então um paciente da instituição e é tratado com a miraculosa água da fonte que existe dentro do castelo sede da clínica. Lockhart começa então a conhecer a história do local e encontra com a jovem Hannah (Mia Goth), a única jovem do local, além dele. Desconfiado do tratamento que é dado aos pacientes, decide investigar o que acontece no local. Conforme vai descobrindo a verdade, também vai sendo influenciado pelo tratamento que recebe. Até que percebe que ele também não conseguirá mais sair da clínica e então começa sua busca frenética pelo que está por trás de tudo. Como eu já disse antes, o final é meio estapafúrdio, mas o filme é interessante pelo suspense que conduz a narrativa.

Curiosidade: achei que o ator Dane DeHaan lembra muito Leonardo DiCaprio mais novo. Não conhecia ele e não sei quais outros filmes fez, mas vou procurar.

Comentários