Sully: o herói do Hudson - 2016 (filme)

História verídica de Chesley Sullenberger, piloto americano que conseguiu aterrissar um Boeing no rio Hudson logo após a decolagem em New York sem as duas turbinas, danificadas por pássaros no momento da decolagem ao colidirem com a aeronave. A aterrissagem foi perfeita e todos os passageiros e tripulantes se salvaram graças á rápida decisão do piloto e apoio do co-piloto. O filme narra, porém, não apenas o acidente em si, mas principalmente o julgamento que se desenrolou posteriormente,  quando a perícia indicava que havia tempo suficiente para que ele retornasse ao aeroporto de origem ou ainda  buscasse outro aeroporto nas proximidades. Ou seja, segundo a análise feita, ele colocara em risco a vida dos passageiros com a arriscada manobra que fizera.

Muito interessante ver como uma pessoa pode ser herói num dia e quase um criminoso no dia seguinte. E mais interessante ainda é a rapidez com que nos Estados Unidos uma história ganha as telas de cinema. O acidente aconteceu em 2009 e em 2016 o filme foi lançado, isso após ter sido feito livro sobre o assunto. Nas telas, o piloto é vivido por Tom Hanks e o co-piloto é interpretado por Aaron Eckhart. Além deles, Laura Linney dá voz à esposa do piloto na produção dirigida por Clint Eastwood.
 
O filme traz os momentos de tensão do acidente de forma bem realista e nos mostra a calma de Sully durante a tragédia e sua tensão nos dias subsequentes ao fatídico dia 15 de janeiro. Um bom drama, com interpretações ótimas e uma trama que nos faz questionar os critérios de investigação de grandes desastres com uma caça às bruxas num jogo de poder e business que podem transformar uma ação em heroica em “erro humano”.

Vale a pena conferir.

Comentários