Rei Arthur: A lenda da Espada - 2017 (filme)

História conhecida por todos, mas que eu particularmente nunca dei muita atenção, pois só tenho ideia de alguns personagens e fatos, como o mago Merlin, a espada Excalibur encravada numa pedra que apenas o futuro rei conseguiria tirar dali, a tal távola redonda e seus cavaleiros, comandados por Lancelot e a Lady Guinevere. E aí acaba o que eu sabia sobre essa história. E me surpreendi pois o filme não trouxe nem Merlin, nem Lancelot e nem Guinevere. Por conta disso e também pelo fato de o filme ter um subtítulo (a lenda da espada) pra mim já está claro que foi pensado com o objetivo de uma continuação. E nessa continuação suspeito que Lady Guinevere seria a personagem chamada de Lady of the Lake nesse filme.

Vortigern (Jude Law) arma uma emboscada para roubar o trono de Uther (Eric Bana), seu irmão. Percebendo o perigo, Uther despacha seu filho ainda com dois anos de idade num barco, pelo rio. Ele e sua mulher morrem mas o menino se salva. Acaba sendo resgatado do barco no vilarejo próximo e é criado por prostitutas numa taberna. Anos depois, Arthur (Charlie Hunnam) é um jovem cheio de malandragem, amigo de todos e que consegue se dar bem na vida com pequenos golpes e muita força. Mas, acaba sendo um dos convocados pelo exército do Rei Vortigern a tentar retirar a espada da pedra. Isso porque as feiticeiras com quem o Rei fizera sua aliança para conseguir o poder o avisam que ele somente terá o poder absoluto quando concluir a construção de sua torre e o não haja outro herdeiro legítimo do Rei Uther, seu irmão assassinado. Assim ele ordena buscarem em todos os vilarejos jovens que tenham a idade do filho do Rei. Apenas o filho legítimo terá o poder mágico de soltar a espada da pedra onde se encontra encravada. Arthur consegue isso, mas não quer aceitar que seja filho do Rei e muito menos lutar contra Vortigern. Mas a Maga (Astrid Bergèr-Frisbey), filha de Merlin o orienta a seguir na luta com seus amigos Bedivere (Djimon Hounsou), Bill (Aidan Gillen), Rubio (Freddie Fox), Percival (Craig McGinlay), George (Tom Wu), Wet Stick (Kingsley Ben-Adir) e Back Lack (Neil Maskell). E eles contam também coma  ajuda de Maggie (Annabelle Wallis), que é assistente pessoal de Vortigern, para tentar tomar o trono.
 
A história é boa, mas achei as locações mal escolhidas, pois não tem nada de especial nas paisagens. Também achei Charlie Hunnam fraco interprete para o protagonista. Embora seja musculoso, não é bonitão. E, numa das cenas mais esperadas do filme, a cara dele não trouxe força alguma de expressão. Enfim, não me convenceu no papel. Por outro lado, adorei a direção de Guy Ritchie, quando alguém narra um plano futuro ou fato passado, as imagens se alternam entre as duas cenas, a relatada e aquela onde o relato é feito. Dá bastante vida e agilidade. Bem interessante mesmo.

De maneira geral, não achei o filme grandes coisas e nem o recomendo não. Anunciado como grande produção, não vi nada que o transforme em obra inesquecível. Apenas um entretenimento para duas horas de distração. O orçamento de 175 milhões de dólares teve bilheteria pífia nos Estados Unidos e amarga um grande fracasso.

Curiosidade: o guarda que toma conta da espada encravada na pedra é interpretado por David Beckham.

Comentários