Quatro vidas de um cachorro - 2017 (filme)

A tradução do título já entrega a história, né? O filme narra quatro encarnações de um mesmo cachorro. No original, muito mais sugestivo, “A Dog’s purpose”, entendemos apenas: o sentido (ou objetivo) de um cachorro. Bem mais instigante e sugestivo. Mas, enfim, sei que tenho mesmo birra com traduções de títulos.

O filme é narrado da perspectiva do cão, que atravessa suas encarnações descobrindo o convívio com humanos em algumas existências. A voz que narra a história é de Josh Gad. Em sua primeira encarnação, ele convive com o jovem Ethan (K. J. Apa), seus pais (Juliet Rylance e Luke Kirby) e sua namorada Hannah (Britt Robertson). Em seguida, ele convive com Carlos (John Ortiz) e posteriormente com Maya (Kirby Howell-Baptiste) e, já na última encarnação do filme, com Wendi (Nicole LaPlaca), Victor (Primo Allon) Ethan (Dennis Quaid) e Hannah (Peggy Lipton). Em algumas de suas vidas é muito amado, em outras é treinado para ser um herói, mimado e também passa maus bocados preso a uma corrente num quintal.

Tirando o fato de que animais não possuem consciência de si mesmo e muito menos lembranças de vidas pregressas, o tema fantasioso é bem divertido e até instrutivo, sob a forma como lidamos com animais e como eles passam a fazer parte de nossa vida e memórias. O final do filme pode levar muitos às lágrimas (como eu) mas tem gente que já chora desde o início, a cada vez que um cãozinho morre. Quem tem animais de estimação logo sente esse drama e traduz os sentimentos para seus próprios cães. Impossível não fazer essa conexão. E isso é o forte do filme: mexer com os sentimentos mais puros que as pessoas nutrem por seus animaizinhos.

Uma boa sessão da tarde para ver se esbaldando com pipoca (doce de preferência).
 
Curiosidade: esse filme ganhou bastante projeção quando os produtores foram denunciados por maus tratos a um cachorro por forçarem a entrar numa piscina com fortes ondas, simulando um rio agitado. Mas depois, isso foi desmentido, mas acabou prejudicando a bilheteria em alguns países.

Comentários