Logan - 2017 (filme)

Como já disse aqui algumas (ou diversas) vezes, não sou fã de filmes de heróis e não conheço direito os X-Men. Me lembro de ter visto apenas um dos filmes da franquia. Mesmo assim, resolvi ver esse novo filme com o Wolverine (Hugh Jackman) pois vi vários amigos comentando que era o melhor filme de heróis que já tinham visto. O filme é mesmo bom, mas não muito mais que isso, para mim. Talvez para quem tenha todo o histórico da série e seja já apegado aos personagens, o valor do filme seja outro. Eu, apenas como curioso, achei a história boa, com uma pegada forte no drama mas um exagero nas cenas de luta, com sangue e destruição demais. Tanto que não recomendo que levem crianças ao cinema.

O ano é 2029 e Logan (Jackman) vive escondido na fronteira do México com o Professor X/Charles (Patrick Stewart) e Caliban (Stephen Merchant), depois que todos os mutantes já foram exterminados da Terra. Ele trabalha como motorista de aluguel de uma limusine e está juntando dinheiro para poder comprar um barco para viver no meio do nada com Charles. Aliás, para evotar que os poderes de Charles sejam usados, o velho é mantido dentro de um tanque de metal e a base de remédios que enfraquecem sua mente. Tudo transcorre em paz até que Logan é procurado por Gabriela (Elizabeth Rodriguez) que traz consigo a menina Laura (Dafne Keen). Ela pede sua ajuda para levar a menina até um lugar seguro, em Dakota do Norte. Também surge Pierce (Boyd Holbrook) que está atrás da menina. Logan não quer tomar partido nessa caçada, mas acaba se envolvendo e resolve ajudar à menina, atendendo a um pedido do Professor X que diz que ela é mutante.

Daí pra frente, o filme é uma grande perseguição, com mortes violentas, brigas sangrentas e algumas cenas densas entre Logan e Laura, puxando tons de drama para o enredo, nas melhores cenas do filme. A atuação de Hugh Jackman é excelente e pode até mesmo lhe render uma indicação a prêmios. Vamos acompanhar. O trabalho de respiração do ator, a maquiagem para o envelhecer, sua voz cansada, o jeito torto de andar, tudo isso junto deixa Logan com um aspecto de sofrimento e dor excepcionais.

Como o filme se passa num futuro, nada impede que haja outros filmes com esses mesmos personagens, se passando em tempos mais atuais. Não sei se a eliminação dos mutantes já foi explorada em algum outro filme da saga, mas se ainda não foi, com certeza isso dá pano pra manga, para explicar porque os dois foram parar no meio do deserto da fronteira e também porque são os únicos sobreviventes. Certeza de que vem algo por aí, embora nas entrevistas, Hugh Jackman venha dizendo que essa foi sua despedida desse personagem. Vamos acompanhar...

Enfim, o filme é muito bem produzido com muitos efeitos visuais, trilha sonora e edição de áudio impecáveis. Vale a pena conferir, mesmo que você não seja um conhecedor da trama dos X-Men como eu.

Comentários