Kardec e o Espiritismo




Espíritos sempre existiram e sempre houve o contato entre encarnados e desencarnados. Mas apenas em meados do século XIX, Allan Kardec veio a estudar seriamente os fenômenos e, a partir de uma mensagem recebida de um espírito que assinou a comunicação como "Verdade", em que ele dizia que Kardec teria a missão de escrever sobre uma nova Doutrina é que os livros do pentateuco começaram a tomar forma. Mas como Kardec tomou conhecimento dos fenômenos e teve contato com os espíritos?

Em Paris, na década de 1850, ocorreu um fenômeno (que se repetiu também em outros países pela Europa e no mundo), denominado "as mesas girantes". Grupos de amigos, intelectuais e da alta sociedade se reunião em salões e, sentado ao redor de mesas, observavam que essas se movimentavam, sem a interferência de ninguém no ambiente. Elas ficavam apoiadas num só pé, levitavam até próximo ao teto e desciam, as vezes lentamente e outras bruscamente, espatifando-se no chão. Aos poucos, o público percebeu que podia interagir com as mesas e que elas respondiam a suas perguntas, com um determinado número de batidas, indicando respostas positivas ou negativas às questões. Mais adiante, as batidas também passaram a corresponder às letras do alfabeto e assim formulavam-se palavras e frases.

Kardec foi convidado por mais de um amigo a ver esses fenômenos. Pesquisador nato, não se deu por satisfeito apenas em observar as mesas e questionava o que seria a causa por trás desses movimentos. As mesas se moverem era um efeito, mas Kardec estava interessado na causa inteligente. Depois que a moda de "brincar" com as mesas passou, apenas cientistas e estudiosos continuaram a repetir as reuniões e analisar os fenômenos. A partir daí, Kardec elaborava diversas questões e levava às reuniões esperando a resposta do mundo invisível, descobrindo que havia então um mundo espiritual onde a alma dos desencarnados habita e que podem se comunicar e interagir com os encarnados. Em poucos anos, ele finaliza então sua primeira publicação, "O Livro dos Espíritos". Daí pra frente, como sabemos, vieram as outras 4 obras fundamentais da Doutrina: "O Livro dos médiuns", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "A Gênese" e "O Céu e o Inferno".

Essas cinco livros formam o alicerce básico para qualquer um que queira conhecer, estudar e se aprofundar no Espiritismo. São livros bem esclarecedores e didáticos sobre essa Doutrina. Aproveite seu tempo livre e conheça os fundamentos e bases do espiritismo através de Allan Kardec e sua pesquisa acurada.

BOM DIA!

Comentários