Fragmentado - 2017 (filme)

M.  Night Shyamalan, conhecido por filmes como Sexto Sentido, Corpo Fechado, A Vila, Sinais e outros tantos suspenses está por trás dessa produção (ele escreve e dirige, além de fazer uma pequeníssima ponta numa cena). Diferente desses filmes que citei, esse aqui é bem diferente do que ele costuma fazer. E mais não posso dizer para não dar spoiler.

Num misto de terror e suspense, a personagem central é Barry (James McAvoy, conhecido por ser o Professor X de X-man). Barry sofre de um transtorno psicológico em que apresenta 23 personalidades distintas. Sua psiquiatra (Betty Buckley) usa seu caso em congressos para mostrar que as personalidades podem até mesmo transformar o corpo do paciente e não apenas sua mente. Por exemplo, uma das personalidades que ele apresenta é diabética e precisa de insulina, comprovado por exames de sangue realizados. Sob o domínio de uma de suas personalidades – Dennis – ele sequestra três jovens, Casey (Anya Taylor-Joy), Claire (Haley Lu Richardson) e Marcia (Jessica Sula). Seu plano original era apenas sequestrar as duas últimas, mas Casey acaba pegando carona com elas e é levada junto. Mas Casey não é uma jovem fútil como as outras. Em seu passado, ela também teve seus traumas que ajudaram a moldar sua personalidade. Então, no cativeiro as suas reações são sempre divergentes das outras meninas e isso pode levar a um desfecho não esperado por Dennis/Barry.

O filme tem muito suspense e McAvoy está ótimo. Conseguimos perceber as nuances de cada uma de suas personalidades como se fossem realmente pessoas distintas. As feições, trejeitos, voz, tudo muda a cada vez que seu corpo é dominado por uma personalidade distinta. O filme tem algumas cenas violentas e então não recomendo para crianças. O enredo é muito bem amarrado, e o final conseguiu me surpreender, pois eu imaginava um desfecho bem diferente.

Curiosidades: há algumas falhas grandes de continuidade, como um armário de porta lisa mas que visto de outro ângulo apresentas frestas que permitem que quem está lá dentro consiga ver o que se passa do lado de fora, ou uma outra cena em que as grades de um portão são entortadas e no take seguinte estão na posição normal de novo. E, num detalhe ainda menor, uma menina morde o sanduíche e na cena seguinte ele está intacto novamente. Mas são detalhes que não comprometem o resultado final. Apenas me incomodam um pouco pois sou meio detalhista mesmo.

Recomendo o filme para quem curte suspenses tensos em que qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento e em que os mistérios e segredos são revelados paulatinamente, para ir nos dando um sabor de quero mais o tempo todo. Ah, sim, pela última cena, entende-se que é capaz de haver uma sequência para o filme, misturando personagens de outros filmes de Shyamalan.

Comentários