Oscar 2017 - Minha torcida

Depois da minha maratona para conseguir assistir os filmes que concorrem nas principais categorias do Oscar 2017, chegou a hora do posto com meus favoritos e os que devem levar a estatueta.

Melhor filme: amei La La Land, que deve repetir o Globo de Ouro e levar como melhor filme, mas não foi meu favorito. Arrival, Hacksaw Ridge são melhores.  Mas nenhum supera Lion. Filmaço, que me fez soluçar de tanto chorar.

Melhor direção: raramente  a academia separa esse prêmio do de melhor filme, mas minha torcida é para Kenneth Lonergan de "Manchester". Ele conseguiu imprimir um clima tão gélido ao filme que merece o prêmio.

Melhor ator: não vi "Capitão Fantastico", então não posso falar de Viggo Mortensen, mas não acredito que ele leve a estatueta mesmo, pois Casey Affleck e Denzel Washington deram um show de atuação.  Ambos personagens densos e sofridos, o primeiro silencioso como uma pedra de gelo e o segundo, falando pelos cotovelos. Confesso que fiquei abismado com as longas falas de Denzel, o que deve ter dado um trabalhão para decorar. Mas minha torcida vai para Casey. A academia deve discordar de mim e premiar Denzel. Se for isso, ótimo.  Não acho que Ryan Gosling esteja melhor do que eles, mesmo tendo aprendido a sapatear e tocar piano para La La Land.

Melhor atriz: nem vou comentar aqui a ausência de indicação para Amy Adams (tanto por Animais Noturnos quanto Arrival). Por mim, a melhor atriz e mais versátil nesse ano. Mas, entre as indicadas, me perdoe Meryl Streep, sua Florence foi ótima mas ninguém supera Ruth Negga no seu drama entre viver com seu marido e mudar de estado ou ficar na sua terra natal com os filhos podendo ser presa. Minha favorita. Natalie Portman achei tão certinha e ensaiada que perdeu a graça.  Mas acho que a estatueta vai mesmo pra insossa Emma Stone.

Melhor ator coadjuvante: pra mim, a categoria mais difícil.  Todos os indicados brilharam. Jeff Bridges estava ótimo com o seu ranger texano, o menino Lucas Hedges conseguiu impor seu personagem adolescente ao lado do brilhante Casey, Mahersela Ali estava ótimo e até Michael Shannon brilhou com o vingativo e doente ranger que interpreta em Animais Noturnos. Mas meu favorito acaba sendo Dev Patel. Não entendi ele estar como coadjuvante, pois é o protagonista de Lion. Mas a sua interpretação do jovem que busca reencontrar a família foi espetacular. A cena dele com a mãe me fez chorar tanto, tanto, que quase desidratei. Meu favorito.

Melhor atriz coadjuvante: outra escolha difícil, pois entendo que Octavia Spencer merece. Ela traz uma força para a sua personagem em Hidden Figures sem perder o carisma e simpatia. Mas se o prêmio for para Michelle Williams eu aplaudirei de pé.  As 3 cenas que ela faz em Manchester valem muito mais que muitas outras atrizes fizeram em participações longas. Mas o prêmio deve ir para Viola Davis.  Excelente também, brilhando como a dona de casa que abriu mão de sua vida para viver o casamento. Nicole Kidman me fez chorar em Lion, na sua lindíssima cena com o filho antes dele partir pra Índia. Por fim temos Naomie Harris com sua drogadição em Moonlight. Uma mãe que ama mas não consegue demonstrar o amor por influência dos narcóticos.  Realmente nessa categoria estou muito confuso. Mas minhas favoritas são  Michelle Williams e Viola Davis. A academia deve premiar a segunda.

Acredito ainda que o Oscar esse ano será uma grande celebração aos negros. Foram vários indicados e minha torcida é que levem os prêmios e façam discursos inflamados.  Precisamos mesmo mostrar que o preconceito ainda existe. Aliás, a academia deve ter percebido isso é usará isso como marketing para Hollywood, ainda mais nesse ano tão turbulento politicamente com a entrada de Trump. Esse empoderamento aos negros pode ser uma jogada, mas com certeza traz resultados muito positivos para a indústria do entretenimento e fora dela também.

Vamos acompanhar! Comente aqui com seus favoritos também!

Comentários