Moonlight: Sob a luz das estrelas - 2017 (filme)

Um dos candidatos ao Oscar de melhor filme desse ano, também está na corrida por outras 7 estatuetas, incluindo ator coadjuvante para Mahershala Ali e atriz coadjuvante para Naomie Harris, além de melhor direção, edição, e roteiro adaptado. Mas confesso que não achei nada demais no filme. A história é muito boa, mas se passa arrastada, com algumas poucas cenas que realmente prendem a atenção. Por mim, nem estaria indicado.

Chiron (interpretado na infância por Alex R. Hibbert, na adolescência por Ashton Sanders e já adulto por Trevante Rhodes) é filho de Laura (Naomie Harris), viciada em drogas e que pouca atenção dá ao filho. Ele acaba encontrando o carinho que uma criança precisa com o casal Juan (Mahershala Ali) e Teresa (Janelle Monáe). Passa noites na casa do casal e, a princípio, sua mãe não gosta dessa amizade. Com o passar dos anos, o quieto, quase mudo rapaz, consegue então que a mãe aceite sua “família alternativa”. Chiron sofre bullying na escola, com os meninos mais fortes sempre batendo nele e o chamando de bichinha. Apenas um menino segue como seu amigo, Kevin (Jaden Piner / Jharrel Jerome / André Holland). No ambiente cercado por drogas, sem amor dentro de casa, sem uma mãe ou pai que o suportem, ele cresce reprimido e sem demonstrar seus sentimentos. Ele quase não fala, sempre de cabeça baixa, como se não tivesse permissão para ser quem realmente é. E seu silêncio fala alto. Uma vida de sofrimento, que apenas no final do filme se revela.

Não posso contar muita coisa pois seria spoiler, mas o filme tem cenas realmente emocionantes, Chiron é uma personagem riquíssima. A história é linda, mas mal explorada. O filme se torna monótono em vários momentos, como se precisassem encher linguiça entre uma cena importante e outra. Sei lá. Acho que 20 ou 30 minutos a menos não desabonariam a história. Ao contrário, dariam uma agilidade e até mesmo nos deixariam atordoados no final. Sobre o final, tenho que dizer: uma linda cena se desenrolava, quando há um corte e um novo take que cortam totalmente o clima. Péssimo. E os atores parece que não estavam tão à vontade. Faltou sintonia entre eles. Enfim... pra mim poderia ser um grande filme, mas pisaram na bola.

As atuações de Janelle, Mahershala e Naomie são ótimas. Seguram o filme. Aliás, Janelle tem me surpreendido. Não gostava dela como cantora, mas ela tem se saído ótima atriz (ela está em cartaz também em "Estrelas Além do Tempo". Trevante também está bem (Chiron adulto), mas faltou sintonia com André Holland, que derrubou as cenas finais.

Comentários