Lion - 2017 (filme)

O meu favorito até agora na corrida do Oscar. Chorei cântaros com esse drama baseado em fatos reais. Uma pena ser uma produção em que parte do filme o idioma é hindi e isso deve prejudicar sua aceitação pela academia e também pelo fato de estar na disputa com La La Land, o grande queridinho da temporada.

Além de melhor filme, concorre também com atriz coadjuvante (Nicole Kidman) e ator coadjuvante  (Dev Patel). Ele realmente merece levar o prêmio. Além desses, ainda concorre em trilha sonora, cinematografia e roteiro adaptado.


Saroo  (Sunny Pawar/Dev Patel) mora numa pequena vila no interior da Índia com seu irmão Guduu (Abhishek Bharate), sua mãe Kamla (Priyanka Bose) e a irmã Shekila.  Numa noite, ele sai com o irmão para trabalhar, mas, no auge de seus 5 anos, cansado, dorme dentro de um trem enquanto o irmão vai sozinho para o trabalho. Quando ele acorda, o trem está em movimento e só para quando chega a Calcutá, mais de 1600km de distância de casa. O pequeno perambula pelas ruas procurando a mãe e o irmão, sem saber que está a dias de distância de seu vilarejo. Acaba sendo recolhido a um orfanato e adotado por um casal australiano, John (David Wenham) e Sue (Nicole Kidman). Depois de 20 anos, quando está ingressando no curso superior e começa a namorar Lucy (Rooney Mara), alguns amigos de turma o fazem lembrar de seu passado. E começa então a busca, através da Internet e Google Earth, pela localização de sua cidade, mãe e irmão. Uma busca angustiante, que o afasta de seus pais adotivos e até da namorada. 

Será que ele vai encontrar e lembrar de sua cidade? E será que sua família ainda mora lá? Será que ainda estão vivos? E seus pais adotivos concordariam com essa busca? Muitas dúvidas cercam o rapaz conforme o filme se aproxima de seu clímax. 

Uma história densa, um drama verdadeiro que aflige mais de 80 mil crianças por ano na Índia. 

Vale muito a pena conferir. Ainda não teve sua estreia nos cinemas, mas já se consegue ver pela Internet...

Comentários