Até o último homem - 2017 (filme)

Não gosto de filmes sobre guerra, mas como esse está indicado ao Oscar e estou frenético na minha maratona, acabei assistindo "Hacksaw Ridge" e não me arrependi. Com 6 indicações, como melhor filme e direção  (Mel Gibson), ator (Andrew Garfield) e outros mais técnicos, o filme é sensacional. E, em se tratando de fatos reais, nos mostra que há sempre uma esperança de um mundo melhor. Só achei o título em português um pouco estranho, além de servir de spoiler.

Desmond (Andrew Garfield) é um jovem de uma família problemática, pois seu pai (Hugo Weaving), desde que voltou da 1a Guerra Mundial, sofre de alcoolismo e é agressivo com a família, principalmente com sua mãe (Rachel Griffiths).  O jovem, religioso, é vegetariano e contra o uso da violência.  Mesmo assim, logo depois de conhecer Dorothy (Teresa Palmer) e se apaixonar, resolve seguir o caminho de seu irmão (Nathaniel Buzolic) e se alista no exército para lutar no Japão em plena 2a Guerra Mundial. O grande drama é que ele não quer empunhar armas e por isso encontra muita dificuldade em seu batalhão durante os treinamentos, conduzidos pelo Sargento Howell (Vince Vaughn).  O conflito entre suas convicções e o desejo de ajudar a pátria é a grande linha mestra do filme.


Há uma enxurrada de cenas sangrentas, com tiros, bombas e corpos mutilados, prato cheio para quem gosta, mas para mim, totalmente dispensáveis. Os diálogos de Desmond com outros companheiros de batalhão para mim são muito mais significativos, pois ele passa de rejeitado a um grande soldado.

Pra mim, junto com “Lion” e “Arrival”, um dos melhores filmes do ano!


Comentários