Doutor Estranho - 2016 (filme)

Quase não assisti a esse filme, pela simples rejeição que o trailer me causou. Parecia mais um herói da Marvel salvando o mundo de alguma ameaça poderosa. Mas uma amiga me falou no facebook que o filme era bom e acabei indo parar no cinema para conferir. O filme é realmente de um herói que salva o mundo, mas ao contrário dos super-heróis de sempre, que lutam contra ameaças físicas e químicas, armas destruidoras, esse luta numa dimensão espiritual. E isso faz toda a diferença. Simpatizei bastante com o orgulhoso e vaidoso protagonista e principalmente com a anciã que o doutrina para transformá-lo num mestre. O filme é bem bacana, com efeitos visuais que nos deixam tontos – paredes viram piso, prédios se contorcem em espirais ou blocos de encaixe - e atores que adoro por seus papéis anteriores.

Dr. Estranho (Benedict Cumberbatch - O "alan Turing" de "O Jogo da Imitação") é um neurocirurgião de muito prestígio e que fez fortuna com sua profissão. Um dos melhores do mundo na sua área, ele pode escolher quais pacientes vai tratar e operar e escolhe somente aqueles que podem lhe render mais publicidade e prestígio. Até que ele sofre um grave acidente e perde o movimento das mãos. No seu desespero, briga com a namorada Christine (Rachel McAdams) e se vê sozinho. Descobre então que há uma possibilidade de cura num lugar em Katmandu. Ele vai até o Nepal e lá Mordo (Chiwetel Ejiofor), um dos mestres dessa sociedade oculta o apresenta à Anciã (Tilda Swinton), que resolve então ajudá-lo a  desenvolver seus potenciais. Cético, ele não aceita que estudos sobre chacras e vida extracorpórea possam lhe ajudar. Mas acaba cedendo, vendo que aquela realmente pode ser sua única forma de cura. Dedicado aos estudos de magia e fenômenos sobrenaturais, acaba descobrindo uma grande ameaça ao mundo, conduzida por um ex-aluno da Anciã, Kaecilius (Mads Mikkelsen - protagonista do ótimo "The Hunt"). Agora, com seus conhecimentos ele precisa ajudar a parar o projeto destrutivo desse vilão.

O que realmente me agradou no filme foram os pontos que se fala de espírito e vida fora do corpo físico, além das várias dimensões cósmicas e o multiverso (em contraponto ao nosso universo). Uma grande viagem fantasiosa, mas que em muito pontos esbarra no que estudo dentro da Doutrina Espírita. Acho interessantíssimo quando esses temas são abordados sem que se diga claramente que se tratam de conceitos do Espiritismo. Ainda mais quando se trata de mega produção de Hollywood com público estimado em milhões de pessoas.

Enfim, o filme é de muita ação, fantasia e algum suspense. Vale a pena conferir, tanto por quem curte blockbusters, heróis quanto para quem tem curiosidade por magia, Espiritismo e forças sobrenaturais. Ainda está nos cinemas (aliás, em diversas salas). Boa diversão!

Comentários