O Homem nas Trevas - 2016 (filme)

Não sei se esse filme ainda está em cartaz, mas muito provável que não, pois filmes de terror e suspense não ficam mais do que poucas semanas nas telas do cinema e eu já assisti esse há cerca de um mês (a vida está corrida e tenho tido pouco tempo para comentar aqui nesse espaço sobre os filmes que vi).  Mais uma vez, achei a tradução do título horrível. O original “Don’t breath” (Não respire) traz muito mais a tensão do filme embutida do que a capenga tradução para o português. E você já vai entender o porquê.
Três jovens, Rocky (Jane Levy), Alex (Dylan Minnette) e Money (Daniel Zovatto) assaltam casas luxuosas depois de conseguirem desarmar o alarme de segurança delas. Para que não sejam pegos e seu delito não seja classificado como crime, eles tem um acordo de nunca pegar dinheiro e nem objetos que totalizem mais de U$10.000. Porém, como eles querem parar com essa atividade, eles têm a ideia de assaltar a casa  de um homem cego (Stephen Lang)  que recebera uma indenização de mais de U$300.000 por conta da morte de sua filha, atropelada por uma socialite local. Os jovens querem roubar seu cofre e levar a grana. Creditam que a tarefa será fácil mesmo com o velho dentro de casa, afinal ele é cego e não os verá. Ledo engano deles,  o homem percebe sua presença na casa e começa uma busca implacável para eliminar os jovens e não permitir que levem seu dinheiro. Na luta pela sobrevivência, os jovens têm que decidir seus movimentos dentro da casa.  E novos elementos surgem no meio da narrativa, complicando ainda mais a situação dos personagens centrais.

Achei o enredo bem bolado, mas um pouco absurdo o velho, em determinados momentos, nem mesmo sentir a presença de alguém ao seu lado. Isso sem falar em sua resistência aos goles que leva, que até lembram o Jason de Sexta-feira 13.

Filme com altos e baixos, mas que diverte a plateia e traz uns bons sustos para a gente tremer na cadeira.

Comentários