Horror em Amityville - 1979 (filme)

Clássico do gênero de terror, Horror em Amityville teve algumas sequencias e outras refilmagens, mas eu quis conferir o original, produzido numa época em que esse tipo de obra ainda era bastante valorizada em Hollywood (tanto que o filme chegou a ser indicado ao Oscar de melhor canção). Se pensarmos na capacidade técnica de produção de efeitos especiais de 37 anos atrás, até que a produção se virou bem, apesar da ridícula cara de pânico de uma das atrizes quando ela encara o demônio no porão da casa mal assombrada.

O filme é baseado em fatos reais, na verdade, em livro escrito pela família que protagoniza a história. A família Lutz se muda para a casa um ano após ter ocorrido um verdadeiro massacre no local. Um jovem matara seus pais e quatro irmãos. O jovem foi preso e considerado louco pois alegava em sua defesa que cometera o crime ouvindo vozes que assim o orientaram. O filme começa mostrando o assassinato da família e pula então no tempo para o dia em que os Lutz resolvem se mudar para a casa. O casal George (James Brolin) e Kathy (Margot Kidder) e seus filhos então começam também a presenciar fenômenos sobrenaturais na casa. Logo nos primeiros dias, uma tia de Kathy não se sente bem ao entrar na casa sentindo a presença maligna e não consegue nem fazer sua visita. Ainda na primeira semana da família na residência, Padre Delaney (Rod Steiger) também vai visita-los com o intuito de benzer o imóvel. A família não estava em casa na hora que ele chega a energia maléfica não o deixar fazer seu trabalho. O padre ainda tenta avisar a família por telefone mas toda vez que liga, ele passa mal e sofre a influência do mal que cerca o ambiente. Aos poucos, os eventos vão se tornando mais frequentes e violentos até que a família entra em desespero e se vê obrigada a enfrentar o problema ou fugir.

Curiosidades:
1. Esse caso foi um dos casos estudados pelo casal Ed e Lorraine Warren, o mesmo dos casos da boneca Annabelle, da família Perron (que virou filme “The Conjuring” ) e também do caso Enfield na Inglaterra (que virou “The Conjuring 2”).
2. Embora essa obra tenha sido filmada antes de “Superman”, o filme do herói foi lançado nos cinemas em 1978, um ano antes. Isso pode ter ajudado a impulsionar a bilheteria do filme de terror, pois a namoradinha do super-homem, Lois Lane, foi interpretada por Margot Kidder que também estrela Amityville.

Comentários