45 Anos - 2015 (filme)

Muito interessante a perspectiva abordada pelo filme sobre a insegurança, baixa auto-estima e desconfiança de um parceiro de uma vida toda. Mesmo sabendo que o marido não tem como a trair, pois a ex que ressurge através de uma carta já está morta há 50 anos, a protagonista entra numa crise enorme. O medo de ser trocada e jogada fora é realmente coisa inexplicável, mas as atitudes que esse medo impulsiona são ainda mais assustadores e com consequências que podem devastar o que sobrou de amizade, amor e carinho dentro da relação. A mensagem do filme é linda e um grande alerta àqueles que se deixam levar por um medo doentio e que tem não usam do diálogo direto para entender a situação, partindo para a desconfiança e interpretação de sinais nem sempre claros e muitas vezes equivocados. (Sei bem o que é isso...)

Para entender melhor o que eu disse acima, a sinopse do filme é a seguinte: Um casal está as vésperas de sua comemoração dos 45 anos de casados. Kate (Charlotte Rampling) está animada, procurando salão de festas, escolhendo músicas e buffet, enquanto seu marido Geoff (Tom Courtenay) não parece assim tão entusiasmado. Tudo muda quando eles recebem uma carta. Nela está escrito que finalmente encontraram o corpo da ex-namorada de Geoff, morta num acidente nos Alpes Suíços quando o casal ainda nem se conhecia. Geoff fica visivelmente abalado.  Kate percebe isso e a relação do casal fica abalada. Kate começa a se comparar com a jovem, mas como se comparar a alguém ficou eternizada na sua aparência jovem enquanto ela já está envelhecida? Muitos fatores indicam que ela perdeu essa luta e que Geoff – embora seja um homem de poucas palavras e muito contido – está realmente envolvido novamente com a mulher que amou antes de conhecer Kate.

O enredo é muito bom e a cena final um espetáculo de atuação de Charlotte e Tom, mas o filme é deveras lento, se tornando cansativo em alguns momentos. Charlotte foi indicada ao Oscar de melhor atriz por esse filme e realmente sua atuação é impressionante. Vale a pena conferir, mas vá com o animo preparado para a vagareza do desenvolvimento da trama.

Comentários