Procurando Dory - 2016 (filme)

Semana passada me rendi à animação da Disney-Pixar e fui procurar Dory nos cinemas. A personagem por si só vale o filme. As cenas dela falando baleiês são engraçadíssimas (e o filme mostra como e com quem ela aprendeu a falar esse “idioma”). A animação é bem voltada para o público infantil, embora eu tenha achado que as crianças menores fiquem um pouco angustiadas com a demora de Dory finalmente reencontrar seus pais (ops! Perdoem o spoiler).

A história começa com Dory ainda bebê, morando com seus pais, até que ela é levada por uma correnteza e, devido ao seu problema de perda da memória recente, ela não consegue encontra-los. Então o filme passa a segunda etapa, com ela já adulta e convivendo com Nemo e seu pai. Com alguns flashes de sua memória, ela lembra onde vivia com seus pais e pede a ajuda de Nemo e cia para ajudarem-na em sua busca. Eles então atravessam o oceano até os Estados Unidos, para a cidade onde fica um gigantesco oceanário que é onde ela morava. Ali, outros personagens surgem para ajuda-los, e eles seguem em encontros, desencontros e reencontros até que tudo se resolva no esperado final feliz.

Interessante no filme é a questão de apresentar indivíduos com toda a sorte de deficiências. Além de Nemo e sua nadadeira encurtada, cruzam o caminho de Dory uma gaivota vesga, um polvo de apenas 7 tentáculos, uma baleia míope e uma beluga que sente dores de cabeça e não consegue usar seu sonar. Interessante, no cenário atual em que as diferenças e a inclusão social estão tão em pauta na luta contra o bullying. Afora isso, não achei a história nada original e com nenhum outro conteúdo de valor. Mas isso não tira os créditos do filme, que tem muitas cenas divertidas e uma sonoplastia excelente, que conjugada com a trilha sonora nos remete mesmo para o fundo do mar.

Entre as curiosidades, destaco a dublagem de Marilia Gabriela, que faz a locutora do Oceanário usando seu nome verdadeiro como sendo da personagem (no original, salvo engano, é Sigourney Weaver quem faz a personagem, também usando seu nome verdadeiro).

Leve suas crianças para assistir, mesmo que seja apenas sua criança interior.

Comentários