Se eu pudesse viver minha vida novamente... (Livro)

Rubem Alves, falecido em 2014, nos trouxe nessa coletânea, de 2010, textos que retratam um pouco sua biografia além de memórias de infância. Ao volume deu o nome “Se eu pudesse viver minha vida novamente...” O livro mistura um pouco de teologia (um dos pontos fortes do psicanalista) e muitas, mas muitas angústias. Ele mostra o quão importante é vivermos os momentos e nos deixar levar por eles, sem quebrar o encanto com questionamentos em demasia e com a racionalização. Ele compara a inocência da criança com a felicidade. São mais felizes aqueles que têm sonhos e simplesmente aceitam os fatos, além de acreditar sem questionar.

Por esse motivo, é um bom livro, embora muitas das minhas convicções religiosas divirjam do que ele acredita e afirma. Mas encarei isso de forma positiva. Como ele tem argumentos, é muito bom poder me questionar sobre minha fé. Ele não é ofensivo e nem diminui o que os outros pensam. Apenas afirma o que crê e traz seus argumentos. Muito inteligente. Um texto leve, num livro dividio entre duas partes: a infância e a saudade da infância. Mas não espere um livro de auto ajuda ou que te explique se ele mudaria algo em sua vida se pudesse vive-la novamente.

É suficiente o questionamento que ele traz, nos fazendo refletir sobre nossas vidas. Independente de sua idade, com certeza você já viveu pelo menos a infância e tem suas recordações dessa época. E elas são realimentadas quando lemos as lembranças dele (num tempo bem diferente do que vivi a minha).

Vale a pena a leitura desse livro de poucas páginas e com letras grandes. Tipo de leitura agradável e que nos ajuda a aumentar a quantidade de livros lidos no ano (sim, me chame de paranoico, mas eu fico controlando isso, para ver se estou lendo o suficiente. Só não compartilho aqui a meta mensal e/ou anual).

Comentários