Paulo e Estevão (livro)

Mais um livro de Emmanuel através da psicografia de Chico Xavier que retrata os primeiros anos do Cristianismo no mundo, “Paulo e Estevão” narra a trajetória de vida de Saulo de Tarso (que após a conversão ao Cristianismo muda seu nome para Paulo) e também de Estevão, um dos primeiros convertidos e que fora perseguido por Saulo. A narrativa rica de detalhes me deixou um pouco arrasado, confesso. Eu, que me considero um cristão e que tenho em Jesus o maior exemplo a ser seguido fiquei muito emocionado com a força e humildade de Paulo. E, se a comparação de nossas vidas com a de Jesus é impossível, de tão puro aquele espírito era, confesso que também não é nada fácil tentar a mesma comparação com Paulo.

Enquanto ainda usava seu nome Saulo, fariseu e um dos principais rabinos em Jerusalém, esse homem era já um fervoroso religioso, que sabia de cor as passagens dos livros sagrados e seguis cegamente as leis dos profetas. Mas isso não tirava dele o orgulho e egoísmo, que o conduzia a atos nada nobres, como prender, torturar e até mesmo matar os seguidores do Carpinteiro nazareno. Enfim, uma moral fora do eixo. Até aí, podemos até tentar comparar nossa retidão e moral com a do protagonista da história. Mas após sua conversão ao Cristianismo na estrada para Damasco, fica impossível qualquer comparação. Além de apagar os traços agressivos que ele tinha, Paulo torna-se o mais humilde e inspirado dos pregadores da Boa Nova. Aceita todas as mazelas que enfrenta, não desiste nunca de sua fé, sofre com diversos testemunhos dessa fé, não condena ninguém por seus atos e tenta sempre encontrar o lado positivo, o aprendizado, em todas as situações. Não esmorece nem mesmo quando o corpo não suporta mais a fadiga, não desiste de seu trabalho mesmo quando sabe que corre risco de agressão. Não nega seu Mestre e confia sempre na justiça Dele. Incrível. Que espírito evoluído.

É uma verdadeira lição para todos nós que nos consideramos cristãos, mas ao menos sinal de uma gripe já abandonamos o trabalho, ao sermos contestados elevamos o tom de voz por conta do orgulho ferido. Impossível não ler essa história e não sentir vergonha de nossas atitudes. Um livro daqueles que não deve ser esquecido jamais. Que mostra que todos nós podemos nos santificar e que, embora as dificuldades sejam grandes, não são intransponíveis, desde que tenhamos a verdadeira fé no nosso Mestre que está sempre nos ouvindo e que sempre acredita em nós.

Vale a leitura. Mais do que isso, vale o estudo! Vale ler e reler. Vale fixar na memória, vale almejar como objetivo de vida. Vale, vale! VALE!

Anda! Compre logo o seu.

Comentários