Perdão

BOM DIA E BOA SEMANA A TODOS!

Hoje quero falar sobre o perdão. Essa é a mais poderosa ferramenta para a felicidade. Um exercício difícil de ser praticado e que anda um pouco (ou muito) esquecido. Dizer que perdoa não é o mesmo que perdoar. Perdoar é realmente não ter mais nenhum sentimento avesso ao amor quando se lembra de determinado fato ou pessoa. É não haver negatividade, rancor, medo, mágoa ou ressentimento. É ficar livre daquilo que aconteceu. Difícil, né? Mas nada que a boa prática do amor não nos ensine.

Perdoar não é esquecer. Esquecimento é problema de memória. Perdoar é mudar os mecanismos emocionais que são ativados ao se lembrar de uma situação ou pessoa. É trocar o ressentimento por compaixão. É olhar o erro do outro e perceber que o outro ainda tem um grande caminho a percorrer para aprender e não errar de novo. É ter a certeza de que ele vai colher os frutos do que fez. Se não nessa vida, nas próximas. Mas não somos nós que devemos cobrar dele. Senão, nós também estaríamos fazendo o errado, afinal, a lei que devemos seguir é a LEI DO AMOR!

AUTO PERDÃO:
Em primeiro lugar, devemos sempre nos perdoar pelos nossos próprios erros. Se não o fazemos, alimentamos o remorso e a mágoa. Devemos sim avaliar os nossos erros para que não os repitamos. Mas além disso, precisamos perdoar nossas falhas. Só assim estaremos com o coração aliviado e a mente livre para pensarmos melhor nas nossas ações quando situações se repetirem e então não repetirmos os erros cometidos.

PERDÃO DO PRÓXIMO:
Depois, devemos perdoar ao nosso próximo. E, como disse Jesus, perdoar não apenas uma vez, mas 70 vezes 7. Ou seja, perdoar indefinidamente. Mesmo que a pessoa não queira mais saber de você, tenha se afastado de ti, o importante é você perdoá-la. O que importa é você estar com o coração leve. Se ela não consegue fazer isso, ela é quem vai levar mais tempo para conseguir evoluir moralmente. Mas quem perdoa dá um grande passo em sua evolução moral e emocional.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA:
Perdoar vem do latim “perdonare”, onde “per” significa total, completo e “donare” é entregar, doar, dar. Ou seja, o perdão é uma entrega completa, uma doação total. Doar seu amor, dar novo sentido de amor ao erro ou deslize do outro.

VAMOS PRATICAR O PERDÃO?


Comentários