Textão do Oscar 2016

Tá chegando a hora. Daqui a pouco a academia de Hollywood entregará as estatuetas mais famosas do planeta. Eu, como sempre, estarei ligado na telinha e na torcida. Esse ano, minha torcida está assim:

MELHOR FILME: “O Quarto de Jack”. Esse filme pode não ser o melhor, mas assisti-lo foi como tomar um chacoalhão de um amigo. O filme mudou minha perspectiva e me ajudou a superar alguns dramas particulares. Então, mesmo sendo pouco provável que ganhe, tem minha torcida. Mas também não ficaria chateado se “O Marciano” levasse. Nessa categoria ainda estão “O Regresso” (que é o grande favorito), “Ponte dos Espiões”, “Brooklin”, “A grande aposta”, “Mad Max” e “Spotlight”.

MELHOR ATOR: Eddie Redmayne (por “A Garota Dinamarquesa”). Sei que na parada tem o fofo do Matt Damon (que eu adorei em “O Marciano”) e que eu adoro. Se ele levar, não fico triste não. Ainda nessa categoria, o favorito do povo é Leo DiCaprio (que eu não suporto e não gostei em “O Regresso”), Michael Fassbender (“Steve Jobs”) e Bryan Cranston (“Trumbo”). Não vi “Trumbo”, então nem posso falar do ator, mas meu favorito é mesmo o Eddie. Mas acho difícil ele levar por conta do lobby de DiCaprio que já foi indicado 6 vezes e ainda não levou. E, para piorar, Eddie já foi premiado ano passado nessa categoria por seu “Stephen Hawking”. Será que rolaria um bicampeonato? Se isso acontecer, Eddie passa a ser a Meryl Streep de saias, hehe.

MELHOR ATRIZ: Categoria difícil de escolher. Jennifer Lawrence (Joy), só porque eu amo essa mulher. Mas também Cate Blanchet (Carol) que pode levar com mérito. Correndo por fora tem Brie Larson (O Quarto de Jack), indicação equivocada, deveria estar em atriz coadjuvante e, aí sim, ganharia. Saoirse Ronan (Brooklin) não deve levar pois o filme não teve grande repercussão, mas a menina (que eu não conhecia) está muito bem e pode surpreender. Charlotte Rampling (45 Anos) não tenho como avaliar pois não vi o filme.

ATOR COADJUVANTE: Tom Hardy (O Regresso). O cara tá tão bem no filme que deu raiva dele, mas muita vontade de ver cada uma de suas cenas. Se ele não levar, talvez a estatueta fique com Sylvester Stallone e seu Rocky Balboa (Creed). Apesar de não ser uma grande atuação, vê-lo nesse papel depois de tantos anos é emocionante e pode mexer com os julgadores. Ainda nessa categoria temos Mark Ruffalo (Spotlight) que para mim é o mesmo personagem de outros filmes que ele fez. Christian Bale (A grande aposta) também está muito bem como o economista louco que faz a aposta arriscada do filme, mas como são poucas cenas num filme com muitos atores, difícil de ele levar. Mas se levar, é merecido. Completando essa categoria e correndo por fora vem Mark Rylance do ótimo “Ponte dos Espiões”. O personagem é tão impassível e calmo que dá nos nervos. Trabalho muito bem feito, mas que não me conquistou.

ATRIZ COADJUVANTE: Coração dividido entre Rooney Mara (Carol) e Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa). As duas deram um show de interpretação e foram a melhor “escada” que os protagonistas poderiam ter. Sua relevância nos filmes é tão grande quanto a do personagem principal. Sem elas, eles não seriam ninguém. Ambas merecem. Também gostei de Kate Winslet em “Steve Jobs” e Rachel McAdams em Spotlight, mas ficam bem atrás das outras duas. Não vi “Os Oito Odiados” e não posso falar da atuação de Jennifer Jason Leigh.

MELHOR DIRETOR: Com certeza Alejandro Iñarritu por “O Regresso”. Uma direção primorosa, com detalhes chocantes, panorâmicas de tiras o fôlego e closes em que se via a alma dos personagens. Ainda nessa categoria, vejo chances para George Miller (Mad Max), que também tem um visual especial. Além deles, concorrem Adam McKay (A grande aposta), Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack) e Tom McCarthy (Spotlight), mas não vejo chances para eles.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: Divertida Mente. Um roteiro genial, mesmo sendo uma animação, algo que todos os adultos deveriam ver. Nessa categoria concorrem ainda “Ponte dos Espiões”, muito bom, Spotlight, também interessante, mas demasiadamente longo, “Ex Machina” e “Straight Outta Compton”, ambos que ainda não vi e não posso julgar.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO: Quarto de Jack. O filme é foda, a visão que o menino tem de liberdade, as suas falas e pensamentos em off valem todos os outros filmes juntos. Não entendi a ausência de “A garota Dinamarquesa” nessa categoria. Ainda concorrem “Brooklyn”, “A Grande Aposta”, “O Marciano” e “Carol”. Todos filmes muito bons e com mais chances reais de levar do que a animação, mas seria realmente chocante ver a academia premiar um desenho animado numa das categorias mais importantes...

Enfim, ainda tem outras categorias, mas não vou me alongar. Essas são as principais e as que despertam curiosidade. E você, quais são suas apostas?

Comentários