Creed (filme)


Um novo filme com o personagem Rocky Balboa (Sylvester Stallone) que dessa vez não é o protagonista, mas que valeu ao ator a indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante. Creed é o sobrenome de Apollo, lutador que enfrentou Rocky duas vezes, mas também é o sobrenome do filho dele, Adônis Johnson (Michael B. Jordan), filho bastardo, fora do casamento. O filme retrata a infância difícil de Adônis, que nem conheceu o pai pois ele morrera antes de seu nascimento e também é órfão de mãe, sendo levado para abrigos, orfanatos e lares temporários, até ser adotado por Mary Anne Creed (Phylicia Rashad), viúva de Apollo. O jovem sonha em ser lutador e é autodidata, participando de lutas no México até que um dia decide se profissionalizar nos Estados Unidos e parte em busca de Rocky pra ver se o velho aceita ser seu treinador. A partir daí, os dramas pessoais de ambos são bem explorados, entre as cenas de treino e de lutas. O filme vai muito além dos ringues de boxe (o que eu adorei, pois não sou fã de luta) e mostra o difícil temperamento de Adônis e seus relacionamento com a mãe adotiva, Rocky e sua namorada Bianca (Tessa Thompson).



O filme tem um ótimo ritmo, muito devido a trilha sonora, que poderia ser indicada ao Oscar, tão marcante ela é (até os trompetes iniciais da música consagrada em Rocky aparecem). Interessante como a música que acompanha o esporte mudou nos últimos anos. Na época de Rocky era um rock mas agora vem o rap e o hip hop. Mas muito instrumental também, dando o clima tenso e emocional do filme. Não acho que a performance de Stallone seja merecedora de prêmio, a não ser por uma homenagem por toda a sua história de vida e por esse personagem que nos acompanha desde 1977. Mas ainda acho que Christian Bale merece o prêmio por “A Grande Aposta”.
Em resumo, gostei da trama, mesmo com os mais de 120 minutos de projeção. O filme passa rápido e nos faz remexer na cadeira, na torcida nõ só durante as lutas, mas nas batalhas diárias que os dois passam. Vale a pena conferir!

Em tempo: o filme deve ter uma sequencia...

Comentários