Enquanto você dorme (filme)



Filme espanhol de 2011 e nunca lançado nos cinemas brasileiros, esse suspense prende a atenção por seu enredo assustador. O filme ganhou alguns prêmios, mas não me convenceu. É bem curioso, um roteiro que nos prende a atenção, mas por conta de uma cena (que não posso contar aqui) e algumas arestas mal conduzidas com falhas grandes no roteiro, deixa a desejar. Precisamos abstrair muito para aceitar o final, mas o clima tenso do suspense durante todo o filme compensa.


César (Luis Tosar) é o porteiro de um edifício residencial e nutre uma paixão por uma das moradoras, a jovem Clara (Marta Etura) que não faz ideia do fascínio que o infeliz tem por ela. O filme começa com ele no parapeito da cobertura, pronto para se suicidar. Em seguida, volta algumas semanas e mostra como ele leva sua vida no condomínio e as visitas que faz à sua mãe doente (Margarita Rosed) no hospital. Durante o dia ele trabalha na portaria e é constantemente ameaçado de demissão pelo síndico (Manel Dueso). A noite, as vezes cuida dos cachorros de D. Veronica (Petra Martínez) e também visita escondido o apartamento de Clara. Úrsula, uma menina de uns 12 anos moradora do apartamento em frente, sabe das visitas de César e o chantageia para ficar calada. César segue preparando um plano para se aproximar cada vez mais de Clara e, para ficar ao seu lado, espera ela dormir e lhe faz desmaiar com éter. Seu plano segue bem até que o namorado de Clara, Marcos (Alberto San Juan), se muda para o apartamento. Aí a situação se complica e César precisa tomar ações mais drásticas.

Moças solteiras que moram sozinhas podem ficar impressionadas com o psicótico César e podem passar a olhar diferente os trabalhadores do prédio onde morar. E essa é a maior graça do filme. Pensar que isso pode ser verdadeiro, não na intensidade apresentada, mas quem sabe algo menos assustador. Cuidado meninas! hehehe

Comentários