A Caça (filme)

Mais um filme daqueles que é obrigatório se ver antes de morrer. Não perca tempo. Busque na internet, NETFLIX ou Now. Deve estar disponível em algum desses canais. Eu consegui baixar uma versão dublada, pois ainda não entendo uma palavra de dinamarquês. Para quem quiser procurar o filme, o titulo original é Jagten e em inglês é The Hunt.

Esse filme dinamarquês de 2012 e que foi indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2014 mas perdeu para o italiano “A grande beleza”. Não vi ainda o ganhador mas digo logo que esse filme merecia sim levar a estatueta. Um filme que incomoda, que nos faz revirar os olhos, sentir raiva, compaixão, um turbilhão de emoções. Se pararmos para analisar bem, é uma grande metáfora do que vemos todos os dias nas redes sociais e nas ruas. O filme fala de julgamento e condenação de pessoas sem que antes elas possam ao menos se defender, sem que sejam ouvidas. O filme se passa numa pequena cidade, onde as noticias se alastram rapidamente e, sem saber todas as versões de um fato, as pessoas logo tomam partido em defesa de uma das partes e acusam a outra sem querer ouvir ou sem dar a chance de uma explicação. Incrível. Quem nunca vivenciou isso no Twitter ou Facebook? Vemos isso todos os dias. Justiça com as próprias mãos sem que haja uma análise profunda dos fatos e evidências. O filme mostra isso de forma clara e me comoveu.

Lucas (Mads Mikkelsen) é professor numa escola primária numa  pequena cidade no interior da Dinamarca, que mora sozinho com sua cachorra após a separação de sua mulher. Ele passa por um momento de melhora na sua vida pessoal, pois começa a namorar Nadja (Alexandra Rapaport), colega de trabalho e consegue a guarda de seu filho adolescente, Marcus (Lasse Fogelstrøm). Na antevéspera da volta de seu filho para casa, uma de suas alunas, de 5 anos,  Klara (Annika Wedderkopp), que é filha de seu melhor amigo, lhe entrega uma cartinha com um coração e tenta lhe dar um beijo na boca. Ele a orienta para não fazer aquilo e que ela deve dar a cartinha para algum menino de sua idade.. A menina, triste pelo acontecido, conta para a diretora da escola, Grethe (Susse Wold) que o professor a magoara e que está ressentida com ele e que o pênis do professor era feio e duro. A partir daí, a vida de Lucas vira um inferno. A cidade toda se volta contra ele e ele é acusado de pedofilia.

O filme segue então mostrando a luta do homem que é acusado sem que haja provas contra ele. É tão irritante ver o que vai acontecendo que eu fiquei reclamando olhando para a TV. Vontade de sacudir cada uma das pessoas que desrespeita o cidadão sem nem sequer ouvir o que ele tem a dizer sobre o caso. E fui ficando entristecido pois vi ali uma grande analofgia do que as pessoas fazem hoje em dia no facebook. Pega-se noticias pela metade, versões de fatos que não são checados e com isso se cria um grande jogo de julgamento e condenação de pessoas que nem conhecemos direito e que não tem o direito de defesa. Como os humanos são bárbaros e irracionais.

Então, agora que terminou de ler, faça um favor para si mesmo e veja esse filme. Veja e reflita sobre ele.

Comentários