Yossi & Jagger - Delicada relação (filme)

Continuo escolhendo filmes antigos para ver. Tenho uma lista criada no IMDB – um site de cinema muito bom, com praticamente todos os filmes lançados tanto para TV quanto cinema de todos os cantos do mundo – e nessa lista tenho adicionado filmes que me indicaram ou outros que li algo a respeito e me interessei. Esse filme é israelense de 2002 com apenas 65 minutos de duração. Conquistou, na época, 9 prêmios em alguns festivais pelo mundo e foi exibido no Brasil no Festival de Cinema do Rio de 2003. Foi parar na muinha lista quando eu estava escolhendo filmes com temática gay. Incrível a quantidade de filmes com esse tema produzidos no Oriente Médio.

Yossi (Ohad Knoller) e Jagger (Yehuda Levi) são militares – o primeiro oficial e o segundo, soldado – do exercito israelense que estão num posto avançado na fronteira com o Líbano. Secretamente mantêm um caso amoroso, mas ninguém sabe nem mesmo que ambos sejam gays. Jagger é mais desinibido e faz planos de apresentar a família para Yossi, que é bem mais comedido e tem dificuldade até mesmo para dizer um simples “eu te amo”. Jagger, mais novo e belo, atrai a atenção das mulheres do exercito, principalmente de Yaeli (Aya Steinovitz), que sonha em namorar com o rapaz, rejeitando o companheiro Ophir (Assi Cohen) que é apaixonado por ela. Nesse cenário de guerra com o Líbano, eles precisam se preparar para uma emboscada que ocorrerá na madrugada, antes de conseguirem seus dias de folga, quando Jagger quer viajar com Yossi para um hotel onde possam finalmente dormir juntos numa cama de casal.

Filme emocionante, construído para duas únicas cenas, que acontecem no final, uma no campo de batalha e outra na casa de Jagger, quando Yossi conhece finalmente os pais de seu amor, acopnhado por Ophir e Yaeli. Nesses dois momentos, compreendemos o propósito real de todos os diálogos do filme. O filme é bem curto mesmo e nada ali está em exagero, o roteiro é bem montado e todas as cenas são  importantes. Gostei da forma como tudo ali é relevante. Não gosto de filmes que enrolam e se alongam em horas de projeção, quando a mensagem pode ser comprimida em poucos minutos. E esse filme é a síntese do que eu gosto. Bem objetivo, sem rodeios. O único problema é que os atores falam hebraico o tempo todo e eu fui forçado a ler as legendas para entender tudo. Fazia tempo que eu não precisava desse recurso.

Em tempo: existe uma continuação desse filme, feita dez anos depois. Já coloquei na minha lista e assim que eu vir, posto aqui também.
 

Comentários