Trainspotting - Sem Limites (filme)

Mais um filme antigo daqueles que sempre ouvi falar mas nunca tinha visto, Traisnpotting, de 1996, é um tanto louco, ao estilo de “Laranja Mecânica”, onde realidade e fantasia devido ao uso de drogas se misturam e um mundo pouco conhecido se mostra. Gostei do filme, mas, outra vez, não achei nada de extraordinário, a não ser a caracterização dos personagens. Aliás, um deles, Begbie (Robert Carlyle, que no ano seguinte fez o ótimo “Ou Tudo Ou Nada”), eu não entendi uma palavra sequer do que disse no filme inteiro. Isso que dá eu achar que sei inglês e tentar ver um filme britânico/escocês sem legendas.

Renton (Ewan “Moulin Rouge” McGregor) é um jovem que tenta se livrar do vício da heroína, mas com um grupo de amigos que também faz uso da droga, tem muita dificuldade para conseguir. Os amigos Spud (Ewen Bremner), Sick Boy (Jonny Lee Miller) e Tommy (Kevin McKidd) se envolvem em pequenos furtos para conseguir dinheiro para os entorpecentes. Usam a casa de um traficante para se drogar e bebem muito num mesmo pub, na cidade de Edinburg. No bar, Begbie está sempre criando confusão e é um tipo bem agressivo. Renton e Spud tentam arrumar emprego, mas nas entrevistas não se saem bem. O filme segue então mostrando seu dia a dia, com algumas cenas bastante chocantes..

O filme causou muita polêmica na época exatamente por tratar de um tema delicado e alguns políticos achavam que poderiam induzir os jovens ao uso de drogas. Achei exatamente o contrário pois a direção e edição de imagens – muito boas – criam um clima meio claustrofóbico que dá agonia. As cenas das overdoses e internações, além deles desmaiando devido às injeções de heroína e até a morte de um bebê também por causa da droga não deveriam ser estímulo a ninguém usar drogas. Acho que o filme é um bom alerta sobre esse universo que seduz muita gente mas que é um verdadeiro inferno.

O diretor Danny Boyle promete uma sequencia do filme para o ano que vem, quando o original completa 20 anos. Os atores que protagonizaram o original, McGregor, Bremner, McKidd, Kelly MacDonald, Carlyle e Miller já mostraram interesse em participar da obra, mas há problemas de agenda, devido a outros compromisso. Vamos aguardar...

Não recomendo o filme a quem tem estômago fraco e nem aos puritanos que podem se chocar muito. Na verdade, não recomendo o filme a ninguém, exceto aos cinéfilos como eu, ah, ah, ah, ah! Mas isso não quer dizer que o filme seja ruim. Gostei, mas não quero ser culpado se você assistir e não gostar!

Comentários