Os Bons Companheiros - GoodFellas (filme)

Mais um filme das antigas que eu nunca tinha visto. Baixei esse final de semana e fui conferir a trama policial sobre a máfia italiana nos Estados Unidos, lançada em 1990 e que rendeu um Oscar (de ator coadjuvante) a Joe Pesci, além de indicações de melhor filme, direção (Martin Scorcese), roteiro adaptado, atriz coadjuvante (para Lorraine Bracco) e edição. O filme é baseado em fatos reais, mas com os nomes dos personagens adaptados.

Henry (Ray Liotta) começa o filme dizendo em off (aliás o filme é o tempo todo narrado por ele) que “desde que se lembra por gente, sempre quis ser mafioso”. E o rapaz, ainda com seus 15 anos, em 1955, consegue um emprego num restaurante de fachada dos mafiosos bem em frente à sua casa. Com ascendência irlandês (por parte de pai) e italiana (materna), o jovem é bem aceito no grupo comandado por Paulie (Paul Sorvino) e, quando vai preso pela primeira vez, não denuncia ninguém, seguindo a máxima “Nunca traia seus amigos, e sempre mantenha a boca fechada”. Assim, conquista logo os grandes lideres da máfia, Jimmy (Robert De Niro) e Tommy (Joe Pesci). Ele cresce dentro do grupo e vai enriquecendo junto com eles. Ele se casa com Karen (Lorraine Bracco) e leva uma vida de criminoso, esbanjando dinheiro vivo e sempre fugindo dos flagrantes, ora corrompendo a policia, ora precisando matar alguns membros de outras famílias mafiosas.  Com a ganância de enriquecer cada vez, até com o tráfico de drogas  Henry se envolve.

O retrato de como funcionavam as máfias e a corrupção que assolava a polícia nos crimes e roubos de carga é impressionante, mesmo assim não achei o filme lá grandes coisas, pois esse estilo não me atrai muito (sim, eu NUNCA vi a trilogia do Poderoso Chefão e confesso nem ter vontade). Admito, porém, que as atuações de De Niro e Joe Pesci são ótimas, sem falar na caracterização de época (o filme narra a história desde 1955 até o início dos anos 80).

No IMDB, esse filme é classificado dentro do grupo dos melhores 20 filmes de todos os tempos, o que eu discordo solenemente. Como gosto é pessoal, deixo aqui minha opinião e deixo você à vontade para ter a sua ideia também. Mas não recomendo o filme, cansativo, com quase 2h30min de duração.

Comentários