Latter Days (filme)


Lançado em 2003 nos Estados Unidos em alguns estados, com o titulo em português “Louvado Seja” foi  apresentado apenas em festivais alternativos no Brasil por causa da sua temática, em que um jovem missionário mórmon se apaixona por um vizinho gay de vida bem leviana em Los Angeles. O filme teve uma recepção polemica exatamente por tratar de uma religião tão restritiva e a homossexualidade.

Elder Aaron (Steve Sandvoss) se muda em missão religiosa para LA com mais três rapazes da sua igreja, Elder Paul (Joseph Gordon-Levitt), Elder Harmon (Rob McElhenney) e Elder Gilford (Dave Power). Eles são vizinhos de Chris (Wes Ramsey), jovem gay assumido que adora sexo e que cultua o corpo (o estereótipo do gay jovem), que divide o apartamento com Julie (Rebekah Johnson) que trabalha com ele num restaurante de Lila (Jacqueline Bisset), onde também trabalham outros dois amigos, Traci (Amber Benson) e Andrew (Khary Payton). Chris é um jovem que consegue conquistar qualquer homem que cruza seu caminho e ele se interessa pelo loirinho tímido Aaron, antes de saber que ele é mórmon. Faz uma aposta com os amigos do trabalho de que conseguirá leva-lo pra cama, mas não esperava que fosse se apaixonar por ele. Com as restrições impostas pela doutrina religiosa e as grandes diferenças de valores culturais e morais entre os dois, fica difícil de conseguir conquistar o rapaz, embora o própria Aaron esteja também apaixonado por ele. Nas conversas que os dois têm, o clima sempre esquenta, mas Aaron reluta e joga na cara de Chris os seus problemas, a futilidade e superficialidade de sua vida. Ao mesmo tempo, Chris retruca que o jovem Aaron não pode viver feliz sem dar uma chance aos seus sentimentos.

Daí, o envolvimento dos dois é quente e intenso, mas a briga que precisam enfrentar, as mudanças que ambos precisam enfrentar para conseguir ter um relacionamento os levam a se separar e sofrer. Será que os dois conseguirão suportar a separação? Será que os valores de uma pessoa podem mudar? Ou será que as diferenças tão grandes podem levá-los a caminhos ainda mais tortuosos?

Apesar de toda a polêmica por envolver uma das mias restritivas religiões dos USA (a Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias) O filme é muito bonitinho, quase romance de sessão da tarde, e com uma mensagem bonita sobre o amor e a força que ele dá para as pessoas superarem diferenças. Vale a pena conferir.

CURIOSIDADES:
1) O filme teve orçamento de $850.000 mas faturou em bilheteria menos que isso, ou seja, foi um “fracasso” comercial, muito por conta das proibições  e sabotagem feita pelas Igrejas que acharam o filme uma blasfêmia.
2) No IMDB há um depoimento de um jovem ex-mórmon, que viveu uma situação parecida com a Aaron, quando foi expulso por ser gay. É comovente seu depoimento, principalmente quando ele fala de outros dois jovens que se suicidaram pelo mesmo motivo. Incrível como em pleno século XXI ainda existe esse tipo de preconceito e regras.
3) Joseph Gordon-Levitt faz um papel secundário nesse filme, um dos primeiros de sua carreira. Ele hoje é um ator bem conhecido por filmes como “Loopers”, “500 dias de verão”, “Inceptionn” e muitos outros. E no próximo ano, será o protagonista do filme “Snowden”.

Comentários