Jogos Vorazes: A Esperança - Final (filme)

Depois de 3 anos, finalmente chegou ao fim a trilogia de quatro episódios (sim, três livros que viraram quatro filmes). A história começou no primeiro filme com Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson) escolhidos como os jovens do Distrito 12 para participar dos Jogos Vorazes na Capital. Depois de árduas batalhas, eles conseguem sobreviver os dois, num jogo onde só poderia haver um campeão e revolucionam Panem, a comunidade onde vivem. No segundo filme, vistos como uma ameaça pelo presidente Snow (Donald Sutherland) são então enviados novamente para mais uma rodada de jogos, onde apenas um poderia sair vivo. Mais uma vez, Katniss quebra as regras e consegue destruir o campo magnético do campo de batalha e 7 lutadores sobrevivem. No terceiro episódio, Katniss é escolhida como o símbolo da revolução dos distritos contra a Capital. Essa guerra é conduzida pela presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch (Philip Seymour Hoffman) que comandam o exercito a partir do escondido distrito 13. Peeta, que era seu aliado, sofre uma lavagem cerebral e passa a odiar Katniss. Nesse ultimo filme, Katniss então é a grande liderança para unir os distritos que ainda não estão aliados a Coin. Além disso, como meta pessoal, a moça decide matar Snow, pois acredita que só assim a guerra pode acabar. Com apoio de um grupamento aramado do exercito, decide ir para a Capital atrás do presidente.

De todos os quatro episódios, o melhor é o primeiro, onde tudo é novidade, a história nos envolve e acaba nos convencendo de assistir todos os demais filmes para saber como tudo acaba. Isso não quer dizer que os outros filmes sejam ruins. Pelo contrário, todos são bons. E o roteiro é tão bem amarrado e a riqueza de detalhes é tanta que a história prende a atenção do inicio ao fim. Só achei esse ultimo episódio um tanto exagerado em termos de efeitos visuais, pois há muitas armadilhas engenhosas, muitas corridas, perseguições, coisas que transformam a guerra real numa grande batalhas dos Jogos Vorazes, ou seja, parece que a realidade é apenas mais um jogo. Sei lá, ficou over. Entretanto, pelo que sei, a culpa não é do filme, mas dos livros originais, pois o filme é bem fiel ao que a autora colocou no papel.

O final acaba sendo um pouco óbvio, sem grandes surpresas, pelo menos para mim, que consegui deduzir cada um dos passos de Katniss antes dela realizá-los.

Enfim, o quarto filme coroa a série que é muito boa. Esse novo modismo de fazer filmes baseados em trilogia de livros tem uma grande vantagem: tratam de um tema que tem inicio meio e fim, bem diferente daqueles outros filmes que são sequência do anterior apenas por manter os mesmos personagens, mas com tramas fracas e pouco interligadas. É bem diferente o trabalho de um escritor inspirado do de um bando de roteiristas e produtores que pensam apenas no lucro com um único filme.

Curiosidades:
1) O ator Philip Seymour Hoffman morreu antes de serem concluídas as filmagens, mas o diretor conseguiu contornar, colocando algumas cenas de arquivo e fazendo algumas montagens com ele nos momentos mais importantes e críticos da trama, além de substituir um encontro de seu personagem - Plutarch - com Katniss pelo treinador Haymitch (Woody Harrelson), lendo uma carta assinada por ele.

2) O ator que faz o namorado de Katniss, Gale, é Liam Hemswoth, irmão do ator que deu vida a Thor

3) Embora o cartaz do filme e todas as fotos mostrem Jennifer Lawrence numa roupa vermelho fogo, o uniforme dela no filme é negro. Não entendi o porquê. Alguém sabe? Me conta aí!

Comentários