Perdido em Marte (filme)

Mais um grande filme, com chances reais de chegar ao Oscar 2016, pela atuação de Matta Damon e pela direção de fotografia, roteiro e aqueles outros prêmios técnicos que não conheço direito. As locações escolhidas (na Jordânia), com planícies de areia alaranjada e montanhas sem nenhuma vegetação dão o tom perfeito para o terreno marciano. Mais uma vez, a tradução do titulo é ridícula. O titulo em português poderia ser “O marciano” (tradução literal) ou “Abandonado em Marte”, que seria bem apropriado também. O homem em momento algum esteve perdido em Marte. Ele sabe muito bem onde está e rapidamente ele faz planos de como conseguir sobreviver.

Mark (Matt Damon) é um botânico que faz parte da expedição Ares III que está explorando Marte. A equipe de 6 astronautas é liderada por Melissa (Jessica Chastain). Quando o grupo é atingido por uma fortíssima tempestade de areia, e a nave correndo risco de tombar, a missão é abortada e todos fogem. Mark é atingido por um destroço de antena e lançado no meio do deserto. A comandante ainda tenta procura-lo, mas como o seu traje fora rasgado e não emite mais sinais vitais, eles o consideram morto e decolam de volta para o nosso planeta azul. Porém, no dia seguinte, Mark acorda e se descobre sozinho em Marte. Começa então a luta para sobreviver naquele planeta inóspito e conseguir se comunicar com a Terra para avisar que está vivo e tentar ser resgatado.

Nos escritórios da NASA, Teddy Sanders (Jeff Daniels), Vincent Kapoor (Chiwetel Ejiofor), Mitch Henderson (Sean Bean) e Annie Montrose (Kristen Wiig) lutam para conseguir contato com o astronauta e começam uma enorme operação de salvação e resgate quando descobrem que ele está vivo e com mantimentos para mantê-lo ainda por um tempo, mas como a distância são 140 milhões de quilômetros, o resgate precisa ser rápido.

A trilha sonora, povoada de hits da disco music é sensacional e, como disse Ronald Villardo em sua coluna do Rio Show, é um personagem a mais no filme. A primeira canção que toca na lista encontrada pelo astronauta no notebook de sua comandante é “Turn the Beat Around" interpretada por Vicki Sue Robinson. A música toca e ele responde sozinho “I will not turn the beat around”. Gargalhei com a revolta do moço abandonado no planeta vermelho. Outras músicas da trilha são "Hot Stuff" (Donna Summer), "Rock the Boat"  (The Hues Corporation), "Don't Leave Me This Way" (Thelma Houston), “Starman" (David Bowie – aquela que ganhou versão em português “Astronauta de Mármore”), "Waterloo" (ABBA), "Love Train"  (The O'Jays) e "I Will Survive" (Gloria Gaynor) que toca já nos créditos finais).

Vale muito a pena conferir!
The Martian (2015) on IMDb

Comentários