Além da Fronteira (filme)

Tirei o fim de semana passado para ver alguns filmes de temática gay que não passaram na telona no Brasil ou passaram apenas nos festivais. Já comentei aqui sobre “Weekend” que achei fraco, sobre o excelente “Prayers for Bobby” e também sobre “Normal Heart”. Num próximo post falarei de “Shelter” e esse aqui é dedicado ao israelense “Além da Fronteira” (no original “Out in the dark”).

Filme de 2012, ele retrata o drama vivido por Nimr Mashrawi (Nicholas Jacob), um palestino de Ramallah que consegue um visto de estudante para cruzar a fronteira para Israel e poder estudar na Universidade de Tel Aviv. Com o passe livre, ele passa a frequentar também os bares gays, onde tem um grande amigo Gil (Alon Pdut) que faz performances e também possui um visto provisório de permanência, visto que não pode voltar a Ramallah pois seria sumariamente assassinado pelo simples fato de ser gay. Numa noite, ele conhece o jovem Roy (Michael Aloni) e os dois se apaixonam. Roy é advogado, gay assumido e bem resolvido com sua família, embora more sozinho. Os dois dividem momentos juntos no apartamento de Roy e Nimr até conhece seus pais. Mas o contrário não pode ser feito. Nimr precisa esconder sua homossexualidade da família, para não ser morto, pois seu irmão Nabil (Jamil Khoury) faz parte de um grupo terrorista que extermina os gays palestinos. Sonha ir embora do Oriente Médio para poder ser livre de verdade, mas Roy possui uma vida estável ali e não quer sair.

O roteiro aborda as diversas questões: politica da fronteira instável entre os dois países, homossexualidade na Palestina, a religião, o amor entre jovens de vidas tão diversas e o drama familiar de Nimr além, claro, dos momentos doces de romance entre os jovens. Há momentos de thriller policial que nos prendem a atenção, mas todo o filme é muito bem feito. A temática gay, embora presente, poderia muito bem ser apenas a questão de culturas diversas e seria tão bom quanto, ou seja, para quem tem preconceito por filmes com essa temática, não se preocupe, pois não é o enredo central. Há uma trama bem variada e muito bem amarrada. Tipo de filme que vale a pena conferir.

Comentários