Everest (filme)

Tenso! Muito tenso! Assim fiquei da metade ao final do filme. Sem ar, me remexendo na cadeira, vibrando, me contorcendo... Que filme é esse? Adoro filmes baseados em histórias reais. E muitas vezes me lembrei de "Vivos", que retratava um acidente nos Andes. Mas esse não é um acidente aéreo, mas sim uma expedição de escalada do Monte Evereste.  

 
A equipe coordenada por Rob (Jason Clarke) e Helen (Emily Watson) é apenas um dos grupos que em 1996 decidiu escalar o topo da montanha. Outro grupo é conduzido por Scott (Jake Gyllenhaal). No grupo de aventureiros estão Beck (Josh Brolin), Krakauer (Michael Kelly), Yasuko (Naoko Mori), Doug (John Hawkes), Harold (Martin Henderson), Mike (Thomas M. Wright). E eles deixam suas famílias preocupadas, especialmente a esposa de Rob, Jan (Keira Knightley) que está grávida de sua primeira filha.
 
Os aventureiro passam semanas na base da montanha se adaptando à altitude e ao ar rarefeito e terão apenas uma única janela temporal para conseguir chegar ao topo e voltar. Nesses dias, têm acompanhamento médico para garantir que estejam em condições. Alguns optam por carregar garrafas de oxigênio, mas outros preferem encarar apenas com seu fôlego. E quem fica sem ar somos nós na plateia.
 
Imagens belíssimas, efeitos visuais e sonoros idem, numa produção que nos transporta mesmo para aquele ponto da Ásia. E eu me pergunto: o que leva as pessoas a desafiarem a morte numa escalada dessas. Admiro muito, mas nunca teria essa coragem. Ainda mais depois desse filme.
 
O filme merece algumas indicações ao Oscar, entre fotografia, edição, maquiagem e atriz coadjuvante (para Keira, que está ótima). Recomendo e muito esse filme. E tem que ser no cinema, com o om bem alto e a qualidade de imagem que só os cinemas modernos proporcionam.
 
CORRE!

Comentários