Mesmo se nada der certo (filme)

Demorei tempo demais pra ver esse filme. Mas, como agora ele está passando na NET e disponível no NOW, ontem fui conferir. Que filme delicioso. Embora a tradução do titulo não tenha nada a ver com o original “Begin Again” (algo como “Recomeçar”), também combina bem a história.

Dan (Mark Ruffalo) é um produtor musical em New York recém divorciado e que depois de uma brilhante carreira, está no fundo do poço, sem grana, vagando de bar em bar. Num desses bares, ouve Gretta (Keira Knightley) cantando e percebe ali uma potencial artista de sucesso. Ele então se apresenta e convida a menina a conhecer seu sócio na produtora. A jovem inglesa reluta e diz que não almeja fazer sucesso, mudar seu estilo para agradar o público, mas que compõe para ela mesma. Ela também vem de uma desilusão amorosa, depois de ter terminado seu namoro com Dave (Adam Levine), que acabara de estourar com alguns hit se mudando para Los Angeles gravar um álbum deixando-a por outra mulher. Dan consegue então convencer Gretta a ficar na cidade e gravar suas músicas em pontos ao ar livre de New York, produzindo seu disco. Gretta divide um apartamento com seu amigo Steve (James Corden) também músico e que foi quem a levou para se apresentar no bar onde tudo começou. O final do filme foge um pouco da obviedade, embora seja também previsível... O desfecho é só quando os créditos começam a rolar, então não desligue antes desse momento, fica a dica!

A delicia do filme não está apenas no enredo, mas em todo o conjunto. A fotografia, as locações, a direção minuciosa, a leveza que as personagens carregam seus densos dramas, as letras da músicas compostas especialmente para o filme, na voz de Keira e de Adam Levine (vocalisat do Maroon 5) e também as músicas já conhecidas que são incluídas no roteiro noturno que os protagonistas fazem pela cidade, como “Luck Be a Lady” (Sinatra), “For Once  in my life” (Stevie Wonder) e “As Time Goes By” (do clássico “Casablanca”), tudo isso leva a um grande filme, do tipo imperdível mesmo. A trilha sonora foi indicada ao Oscar de 2015, mas bem que o filme poderia ter levado outras indicações.

CURIOSIDADES

O filme traz ainda Cee Lo Green fazendo uma ponta como um dos artistas lançados por Dan e Catherine Keener como sua ex-mulher, Miriam.
Adam Levine cantando é tudo de bom, mas sua atuação é bem fraquinha, mas tudo bem, relevei. A beleza dele combina muito com Keira
Keira é linda, mas não na beleza padronizada, fabricada. Seu sorriso de dentes trepadinhos e tortos é um charme só. Adoro ela. Quem não lembra dela em Piratas do Caribe, Anna Karenina ou Jogo da Imitação e Orgulho e Preconceito (por esses dois últimos, foi indicada ao Oscar).

Então, veja aí a programação e complete seu fim de semana com essa deliciosa comédia romântica.

Comentários