Linda de Morrer (filme)

Mais uma produção nacional da Globo Filmes, nem preciso dizer que se trata de comédia, e com atores da “platinada” da TV, né? O nosso mercado é mesmo uma panelinha e pouco criativo. Mas, tirando essa constatação inicial, o filme estrelado por Glória Pires é bem divertido. E achei muito interessante que a protagonista é um espírito desencarnado, ou seja, o filme usa muito do Espiritismo em sua espinha dorsal de desenvolvimento da história. E ISSO ME DEIXA COM A MAIOR CURIOSIDADE DE TODAS: Queria saber o que os evangélicos de carteirinha (aqueles ferrenhos que criticam todas as demais religiões) vão achar do filme, cujo enredo se desenrola com espíritos desencarnados e uma mãe de santo umbandista. Será que a bilheteria vai dizer algo a respeito disso? Isso deve ter sido muito bem pensado pela Globo Filmes antes de se aprovar a produção do filme.  

Glória Pires é Paula, uma médica e empresária do ramo da moda que desenvolve a cura para a celulite. Clichê dos clichês, ela não tem tempo para sua filha Alice (Antonia Morais) e só se preocupa com fama, sucesso, carreira e dinheiro. Eis que no dia do lançamento de seu milagroso produto, ela sofre uma tontura e cai, rolando escada abaixo na sua mansão. No mesmo instante, num terreiro de umbanda, Mãe Lina (Suzana Vieira) dá um aviso a seu neto Daniel (Emilio Dantas) de que ele será seu substituto. O jovem psicólogo começa então a ver e conversar com espíritos, entre eles, o de Paula. Ela pede sua ajuda, pois desconfia de que morreu por conta dos efeitos colaterais do remédio que acabara de lançar comercialmente e quer corrigir o erro antes que seja tarde.

Entre cenas hilárias e outros tantos clichês, o filme acaba sendo bem divertido, graças às atuações. Além dos atores já citados, estão em cena também Angelo Paes Leme, como o farmacêutico Francis que trabalha com Paula, Priscila Marinho, que faz a doméstica Jaci, Stella Miranda como a apresentadora de TV Gilda Bayão e Vivianne Pasmanter como Jô, uma das pacientes de Daniel.

Uma das melhores cenas do filme é quando Suzana Vieira, já desencarnada, aparece para Paula, que lhe pergunta como ela consegue transitar entre os dois planos e ela diz: “Eu sou evoluída e tenho meus privilégios”. Existe algo mais Suzana Vieira do que uma frase dessas? Eu quase caí de tanto rir!

Curiosidade: A intérprete de Alice – Antonia Morais – é filha de Glória Pires, com quem já havia atuado no remake da novela “Guerra dos Sexos”.

Comentários