Ferias Frustradas de Verão (filme)

A falta do que fazer na noite de domingo e a legítima repulsa por ver Faustão, Fantástico e similares, me levou a parar num dos canais do Telecine para ver esse filme de 2009 protagonizado por Jesse Eisenberg, que no ano seguinte estaria na crista da onda como Mark Zuckerberg em “A Rede Social” e Kristen Stewart que depois seria a estrela da saga “Crepúsculo”. Embora esse filme tenha sido lançado após o primeiro episódio da saga dos vampiros, foi filmado antes e dizem que foi por seu trabalho nos sets de filmagem que a insossa Kristen foi chamada para a trilogia.

O nome do filme é uma armadilha, pois me remeteu àqueles sucessos dos anos 80 em que a família saía de férias pelas estradas dos USA indo para um parque temático e mil encrencas acontecem no percurso. Esse filme não tem viagem alguma e muito menos o humor escrachado que eu esperava. Mas tem um parque de diversões, que aliás, dá nome ao filme original em inglês: Adventureland. E é ali que se passa a história.

Em 1987, James Brennans (Eisenberg) sonha com uma viagem de férias para a Europa, porém seus pais estão sem dinheiro e ele precisa então trabalhar nas férias. Vai trabalhar no Adventureland, um parque e lá conhece e se apaixona por Emily (Kristen). O jovem, ainda virgem é muito zoado pelos amigos e não sabe que Emily tem um caso com um homem casado, Mike (Ryan Reynolds). E uma outra menina que trabalha no local, Lisa (Margarita Levieva), começa a seduzir o jovem James. A efervescência juvenil começa a conflitar com seus valores e o filme retrata exatamente esse momento de dúvidas, angústias e amores que os adolescentes passam.

O enredo é bonzinho, mas a atuação de Kristen é a mesma de sempre. FRACA! E isso afeta sim o desenvolvimento da histórias, mesmo com Eisenberg mandando bem.  

Comentários