O Doador de Memórias (filme)

Esse filme passou nos cinemas em Setembro de 2014 e está passando agora na TV a cabo. Não tinha visto trailer e nem li nada a respeito. Acabei parando para ver pela completa falta do que fazer numa noite dessas. E fui surpreendido por uma história muito interessante e um elenco estelar de coadjuvantes, como Jeff Bridges, Meryl Streep, Katie Holmes e até Taylor Swift.

Numa sociedade “perfeita”, as pessoas vivem sem as emoções, então, não há conflitos, guerras, mas também não há amor, música e nem cores. Tudo é preto e branco. O único homem que consegue ver cores é O Doador (Jeff Bridges). Ele precisa então passar as memórias para o seu futuro substituto, o jovem Jonas (Brenton Thwaites). O jovem então descobre o que é família, amor, música, guerras, alegrias e tristezas. Ele tenta então mudar a comunidade. A líder deles, Elder (Meryl Streep) percebe que o jovem tenta influenciar Fiona (Odeya Rush), beijando-lhe a a induzindo a não tomar mais a medicação que fazem uso diário, pois essa medicação é a que os fazem perder as emoções e viverem de forma robótica. Ao mesmo tempo, sua mãe (Katie Holmes) tenta convencê-lo a não seguir esse caminho, mas ele já cria relações de amor fortes com seu irmão recém chegado (sim, os bebês não são gerados pela relação entre pai e mãe, mas em laboratórios e então doados para serem criados por eles).

Uma interessante perspectiva sobre como seria viver num mundo “perfeito”, mas também sem graça. O filme tem relação direta com “Divertida Mente”, cuja resenha publiquei há pouco aqui no blog. Ambos mostram a importância das emoções para a criação das memórias e para nos ajudar a construir nossa visão de mundo e como tomar nossas decisões. Realmente não sei como foi a divulgação do filme, mas deve ter sido fraca. Uma pena, pois o enredo é ótimo e o elenco está bem afinado. Merecia mais sucesso.

Taylor Swift faz uma pequena participação como Rosemary, uma jovem que fora também preparada pelo “Doador” para ser sua substituta, mas que não aguentara a pressão de acumular tantas memórias boas e ruins da humanidade, anos antes de Jonas ser o escolhido.

Então, se você também está em casa e sem opções, procure pela reprises ou busque no Netflix. Mais um filme que recomendo!

Comentários