Moleque Gonzaga 70 (show)

As Chicas protagonizaram uma turnê de shows pelo CCBB, passando por Rio, São Paulo e Brasília prestando homenagem aos 70 de Gonzaguinha. A cada show, recebiam diferentes convidados no palco. Aqui no Rio, a última apresentação foi dia 25 de Julho e contou com as participações de Daniel Gonzaga, Fernanda Gonzaga e Elba Ramalho. O show aconteceu na área externa ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no centro da cidade.

As Chicas, que eu não via nos palcos desde 2010, é uma banda formada originalmente por Paula Leal, Isadora Medella, Amora Pêra e Fernanda Gonzaga – essas duas, filhas de Gonzaguinha. Pela  forma como o show foi apresentado, parece que Fernanda não faz mais parte do grupo, pois ela foi apresentada como uma das convidadas da noite. As meninas se revezam nos vocais e cada uma tem seu momento “solo”. No sábado, Paula Leal cantou “Grito de Alerta” e Isadora Medella, “Explode Coração”. 

O repertório incluiu algumas músicas de Gonzaguinha que eu nem conhecia, mas deixou de fora outras mais conhecidas, como “Lindo Lago do Amor”, “Espere por mim, morena” e “Ponto de Interrogação”. Entendo que a escolha das meninas foi baseado em seus gostos pessoais, mas essas não poderiam ter ficado de fora. Uma pena! Os convidados também cantaram algumas musicas sozinhos – Daniel cantou “Começaria Tudo Outra Vez” e “Sangrando”, Fernanda cantou “Recado” e Elba foi de “Adeus Iracema”, “Asa Branca” e “A Vida do Viajante”. No bis, todos juntos cantaram “É” e “O que é o que é”.

Daniel é muito parecido com pai, tanto nos traços de seu rosto quanto na voz. Arrepie quando ele começou “Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda que, palavra por palavra, eis aqui uma pessoa se entregando. Coração na boca, peito aberto vou sangrando...”. Lindo de ver.

Enfim, adoro as Chicas e adorei o show, mas não entendi até agora a participação da Elba. Ela não cantou nenhuma música de Gonzaguinha, apenas do Gonzagão. Ok, pelo menos é da família, mas ela bem que podia ter aprendido ao menos a letra de “É” e “O que é o que é”, pois no bis ela ficou meio perdida enquanto todos cantavam. Escolha totalmente errada de produção, pois além de tudo, ainda ofuscou e atrapalhou a apresentação das Chicas. Setenta porcento das pessoas que foram ao show foram para ver a paraibana. Isso ficava claro ao se perceber o falatório das pessoas enquanto as Chicas cantavam, ignoradas pela multidão que spo queria ver a Elba – e muito provavelmente nem conhece o talento das meninas. E, no final ainda ouvi gente reclamando que Elba cantara apenas três músicas. Queriam o que? O show não era dela, mas das Chicas.

No youtube você encontra uma playlist com os vídeos que fiz do show. Clique aqui para reproduzir agora.

Comentários