Divertida Mente (filme)

Há muito tempo que as animações deixaram de ser para apenas para crianças e passaram a incluir no enredo atrações também para os pais. Divertida Mente dá um passo a mais. É uma animação feita para adultos. Crianças muito pequenas não vão conseguir entender toda a história, enquanto os marmanjos vão deixar lágrimas rolarem nos olhos.

A nova animação da Disney Pixar é excelente. O tipo de filme que todos deveriam assistir. O filme começa com o nascimento de Riley (Kaytlin Dias) e a formação de suas memórias e emoções dentro de seu cérebro. Quando ela e sua família se mudam de Minesota para San Francisco, Riley encara um novo universo: casa nova, escola nova, amigos novos e a crise de trabalho de seu pai. Suas emoções ficam então confusas e precisam enfrentar esse novo mundo de forma que a menina consiga criar novas lembranças e responda aos estímulos externos. Começa então o conflito entra a Alegria (Amy Poehler/Miá Mello), a Tristeza (Phyllis Smith/Katiúscia Canoro), a Raiva (Lewis Black/Leo Jaime), Nojinho (Mindy Kaling/Dani Calabresa) e o Medo (Bill Hader/Otaviano Costa). Cada uma das emoções quer imprimir sua marca, mas a Alegria é quem tenta organizar tudo. Porém, como sabems, nem tudo nesse mundo são alegrias.

Uma deliciosa história e que nos traz uma ótima visão simplificada de como funciona a mente humana, com seus porões do inconsciente, memória, comando central, emoções... Enfim, uma aventura para adultos. Para mim, o franco favorito para ganhar o Oscar de animação no próximo ano.


Comentários