Dia de Amar

Ok, hoje é o Dia dos Namorados. Aos que tem um@ companheir@, dia de comprar presentes para demonstrar o quanto @ ama, certo? Errado! Hoje é apenas mais um dia como outro qualquer. A demonstração de amor não está no presente que você compra hoje, no jantar romântico naquele lugar especial, na viagem e nem mesmo na noite especial num hotel. O amor de verdade deve ser apresentado diariamente. Não sou contra o romantismo dessa data, pelo contrário, acho que é válido sim. Mas não é só isso que vai tornar seu relacionamento melhor. Relacionar-se é estar sempre disponível para o outro, é fazer afagos sempre que possível, é doação. E isso vale não apenas para namorados, mas para todas as comemorações, seja Dia das Mães, Pais ou mesmo das Crianças. O amor está nas pequenas atitudes.

Ontem li uma frase que achei bem intensa: as pequenas atitudes é que revelam a personalidade de alguém. Então, a verdadeira prova de amor está em fazer aquele prato especial para quando el@ chega cansad@ do trabalho, é deixa-l@ dormir até mais tarde, é escolher seu restaurante favorito para um jantar num dia qualquer, é aceitar ir naquele evento que não te interessa muito, sabendo o quanto el@ quer ir. É  não beber para ser o motorista da rodada naquela noite, é lavar a louça quando el@ cozinhou, é ajudar com as pequenas tarefas de casa, dividindo o trabalho para terminar mais rápido e ter mais tempo juntos depois. É comprar aquele presente que você viu numa vitrine e acha que é a cara del@, mesmo sem ser nenhuma data especial. É mandar uma mensagem de whatsapp apenas para saber como foi aquela reunião ou prova que el@ tinha. É ouvir o que el@ diz e não ficar apenas no “aham, aham” enquanto executa outras atividades, apenas fingindo dar atenção. É lembrar do aniversários dos amigos del@ e deixar el@ sair sozinha com esses amigos, para que tenha histórias para te contar depois, afinal, estar junto o tempo todo acaba diminuindo as novidades que el@ poderia te contar. É abrir mão de ver determinado filme no cinema ou ir com outros amigos, pois el@ não gosta desse tipo de filme. São tantas pequenas provas de amor que eu poderia ficar o dia todo aqui listando-as.

A atitude mais importante que devemos ter é destacar as qualidades de quem se ama. Elogiar sempre! Perceber no outro aquelas qualidades que talvez ele nem perceba que possui. E nunca exaltar os defeitos, principalmente na frente dos outros. Espere o momento mais apropriado e fale reservadamente, se for necessário mesmo, mas fale com amor e respeito, mostrando como el@ pode melhorar, sem atritos e sem brigas. Além das atitudes, é fundamental também saber que mais importante do que ter motivos para amar alguém é amar mesmo tendo alguns motivos para não fazê-lo. É o tal “em vez de amar porque, amar apesar de”.

Mas, o mais importante de tudo é fazer cada uma dessas coisas sem exigir nada de volta. O amor não tem preço, não é moeda de troca, logo, não pode ser cobrado. Fazendo com amor, você se sentirá bem. Quando fazemos algo por desconhecidos, não esperamos nada em troca, então porque quando fazemos por quem amamos, exigimos tanto? Lembre-se que somos todos humanos, em processo de evolução. Talvez el@ esteja numa fase ruim, com suas dificuldades, ou ainda esteja com conflitos que não cabe a você resolver. Deixe-@ à vontade sempre, sem cobranças. Isso é o melhor que se pode fazer. Cobranças apenas atormentam quem já está passando por dificuldades. E isso corrói o “relacionar-se”!

Faça de hoje mais um dia de amar!

Comentários