Mais sobre a violência

Divagando sobre a situação atual, com a criminalidade cada vez maior, penso que ela é a consequência de nosso próprio egoísmo. São anos (décadas ou quiçá séculos) de descaso com a população mais pobre. Nossos pais, avós e bisavós estavam muito ocupados pensando em si e em seus filhos e não olhavam para os lados. Vários governos passaram, com muito roubo (‘rouba mas faz’), com muita exploração do povo. E nós seguimos o mesmo caminho, votamos em quem pode nos favorecer, em quem tem projetos que atendem às nossas vontades e desejos. Não pensamos no coletivo.


Precisamos é cortar na nossa carne, pagar a conta deixada por nossos pais e avós. Ou simplesmente ficar tapando o sol com a peneira e deixar que nossos netos paguem juros ainda maiores pelo que nossos antepassados deixaram.

Pensar no coletivo é investir em educação, saúde e infraestrutura muito mais do que na segurança. A polícia não vai resolver o problema. Quem vai resolver são os professores, médicos. Precisamos lutar por uma reforma política e jurídica, mudar as leis que só beneficiam os ricos e corruptos e prendem os ladrões de galinha.

A visão egoísta diz: bandido bom é bandido morto,  menor também tem que ser preso. Esse pensamento de matar o bandido ou de prendê-lo, não resolve o problema da sociedade, mas o afasta de nós. Adia para o futuro a solução definitivo. Infelizmente, não vejo uma solução que não seja dolorosa. A transformação só pode acontecer se pensarmos mais nos outros do que em nós mesmos. Temos que mudar a mentalidade, pensar no futuro.

Precisamos parar de gerar novos criminosos. E para acabar na raiz do problema, precisamos entender de onde eles vêm. A causa todo mundo sabe: é a miséria, a falta de educação, de saúde e condições mínimas de moradia e trabalho. Aliado a isso, temos um crescimento da sociedade consumista, onde os bens materiais são cada vez mais importantes. Se nós desejamos o ultimo modelo de carro, telefone, imagina a revolta que não sente um miserável que não tem a mínima chance de conseguir isso. Isso estimula a inveja, a cobiça, o ciúme. Com o coração angustiado e sem os valores morais, a criminalidade soa como o melhor caminho para conseguir “subir na vida”. Os riscos valem a pena.  Muitos encontram na criminalidade um caminho mais fácil para conseguir dinheiro, sustento, sobrevivência. E esse é o caminho que acham pois seus pais e avós não tiveram direito a uma educação decente e, por consequência, não conseguiram passar esses valores aos filhos. Não falo apenas de escola, mas de valores morais também. Quem cresce vendo como é difícil trabalhar para sustentar uma família, acredita que seja mais fácil enveredar por atalhos escusos, como o roubo e o tráfico. Assim como vivemos hoje a consequência de erros do passado, não podemos continuar repetindo esses erros para não piorar ainda mais o problema para o futuro. Precisamos deixar de ser egoístas e pensar no que é melhor para a nação, para o mundo.

Essa solução é para resolver o problema no longo prazo.  Infelizmente, no curto prazo, nós ainda vamos pagar com a perda de vidas de muitos inocentes, mas acho melhor que a gente sofra durante mais alguns anos do que nossos filhos e netos fiquem encurralados num beco sem saída. Pensemos neles, mesmo que tenhamos que abdicar de muita coisa em nosso benefício direto. Vamos priorizar o investimento na vacina, mesmo que alguns ainda morram por falta de remédio.  

Uma ultima observação: Temos que ver que bandidos não são apenas os assaltantes nas ruas e os traficantes. Os maiores criminosos estão nas grandes corporações, no governo também. Então, se os primeiros devem ser presos e/ou mortos, porque não condenar de forma igual quem comete os outros delitos? Quem rouba numa obra de escola, numa construção de um hospital está trazendo muito mais vítimas do que o meliante com uma faca na esquina. O seu crime atinge muito mais gente. E uma gente que não tem instrução ou saúde para lutar contra eles. Se vamos adotar a lei de Talião, vamos cortar a mão de quem faz carteira de estudante falsa? Vamos intoxicar quem ganha rios de dinheiro nos cartéis de drogas? Vamos cortar a língua de quem fala mal dos outros pelas costas? Sejamos racionais, por favor! Violência só gera violência.

Comentários